segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1002 B LULLY compôs óperas solenes e majestosas com clareza do texto


02 DE OUTUBRO:    LULLY autor de composições sagradas e do famoso Miserere

LULLY
Giovanni Battista Lulli, Jean-Baptiste Lully
(nasceu em 1632, em Florença, Itália; morreu em 1687, em Paris)

COMPOSITOR NATURALIZADO FRANCÊS FUNDOU A ÓPERA NACIONAL DA FRANÇA

Estética
É a parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.

LULLY (1632-1687) ainda jovem foi encaminhado a Paris, ficando a serviço do rei.
Elevou-se rapidamente da posição de violinista da orquestra de Luis XIV aos mais altos postos e honrarias em razão de uma insaciável ambição. Compositor para o rei e mestre de música da família real, recebeu sua carta de nacionalização e suas cartas de nobreza em 1681. Mais tarde tornou-se um dos Secretários do rei, que era um privilégio somente oferecido a aristocratas franceses.
Lully compôs as árias de diversas comédias de Molière e a música de Psyché para a letra composta por Molière e Corneille. Foi Lully compôs as árias de diversas comédias de Molière e a música de Psyché para a letra composta por Molière e Corneille., na história da música, um dos principais criadores da ópera em seu primeiro período.
Compôs balés para a corte real, chegando a dançar em conjunto com o próprio rei em muitos deles. Compôs vários balés para as comédias de Molière. Suas óperas são solenes e majestosas, colocando ênfase na clareza do texto e nas peculiaridades da língua francesa.
Entre outras peças estão várias composições sagradas, incluindo o famoso Miserere e 17 motetos, danças para vários instrumentos, suítes para trompete e cordas.

AMANHÃ:   HANDEL no calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário