terça-feira, 2 de outubro de 2012

1003 B HÄNDEL efeitos corais impressionantes em grandeza escultural de emoção


03 DE OUTUBRO:  HÄNDEL beleza em óperas com árias e solos muito admirados

HÄNDEL
George Frideric Handel, Georg Friedrich Händel, Haendel
(nasceu em 1685, em Halle, Saxônia, Alemanha; morreu em 1759, em Londres)

COMPOSITOR INGLÊS NASCIDO NA ALEMANHA FAMOSO POR SEU ORATÓRIO MESSIAH

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


HANDEL (1685-1759) nasceu na Alemanha e naturalizou-se inglês, passando a maior parte de sua longa vida na Inglaterra. Na infância foi considerado um menino prodígio por seu talento musical. Compôs aos 19 anos de idade a sua primeira ópera.
Depois de passar três anos na Itália, ao retornar à Inglaterra foi nomeado Mestre de Capela pelo rei George I. Fixou-se definitivamente em seu novo país em 1710. Até 1738 dedicou-se ao teatro de ópera, compondo entre 30 e 40 peças. Recebeu os aplausos do público, embora sua empresa teatral não fosse um êxito comercial. Com a saúde em declínio, resolveu deixar o trabalho com a ópera.
Foi muito feliz ao encontrar sua verdadeira vocação na composição do oratório, ao qual se consagrou com a idade de 55 anos. Produziu vários oratórios, entre eles o mais famoso MESSIAH, em 1742. Morreu depois de longa doença em 1759 sendo enterrado na Abadia de Westminster, onde um monumento em sua honra foi construído no canto dos poetas.
A reputação de Handel e sua popularidade foram grandes tanto na Inglaterra como na França e na Alemanha. Desenvolvera um nobre espaço da arte musical em que se coloca como soberano e sem rival. A grandeza escultural de seus efeitos corais é bem adequada a impressionar o público.
Árias e solos tirados de suas óperas são ainda muito admirados. Ao lado de Bach, Gluck e de Mozart, Handel é um dos grandes autores na evolução musical moderna durante os três séculos que separam o nascimento de Palestrina e a morte de Beethoven.

AMANHÃ:   WEBER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário