segunda-feira, 15 de outubro de 2012

1016 B MALEBRANCHE teólogo no valor da ciência e de suas leis como obra de Deus


16 DE OUTUBRO. MALEBRANCHE: discípulo de Descartes dá o maior valor à ciência

MALEBRANCHE
Nicolas Malebranche
(nasceu em 1638, em Paris; morreu em 1715, em Paris)

PADRE CATÓLICO TEÓLOGO CIENTISTA E FILÓSOFO DO CARTESIANISMO

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações no catolicismo feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda semana representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e XVIII dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte de maneira preparatória e indutiva. Hobbes, Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


NICOLAS MALEBRANCHE (1638-1715) foi um estudioso e principal discípulo do filósofo e cientista René Descartes. Procurou interpretar a doutrina de Santo Agostinho e de Platão com a filosofia do cartesianismo científico.
Ficou ocupado com as polêmicas teológicas que provocou, ao tentar colocar o raciocínio do método filosófico de Descartes na doutrina religiosa do cristianismo.
Conclui que a ação de Deus se faz por meio das leis gerais da ciência, leis que servem ao bem universal da humanidade. Assim chega ao estudo da questão teológica fundamental do poder da divindade. Deus quer salvar todos os seres humanos ou somente a cada indivíduo em particular?
Com essa conclusão passa a negar que Deus beneficiasse pessoas em particular ou certas comunidades por meio de ações especiais. Portanto Malebranche via todas as coisas em Deus. Todo saber do homem só é possível pelo resultado da relação entre o homem e Deus. O que é chamado de Causas são apenas Ocasiões em que Deus age para produzir os efeitos. A doutrina assim desenvolvida por Malebranche foi chamada de Ocasionalismo.
O efeito da filosofia de Malebranche foi levantar o problema moderno da importância e da prioridade no estabelecimento do conhecimento científico, da descoberta e da aplicação das leis da ciência. Como desejo de Deus.
Malebranche nasceu em Paris em 1638. Era o filho mais moço do secretário do rei Luís XIII. Estudou filosofia e teologia na Sorbonne mais tarde sendo ordenado padre da Congregação do Oratório. A leitura dos livros de Descartes levou Malebranche ao estudo sistemático da matemática e da física.
Escreveu vários tratados religiosos e científicos. Tornou-se um destacado matemático, eleito membro da Academia de Ciências de França em 1699.

AMANHÃ: MADAME DE LAMBERT e o seu salão literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário