domingo, 14 de outubro de 2012

1015 B GIORDANO BRUNO filósofo do ensino da ciência e queda das superstições


15 DE OUTUBRO: BRUNO mártir da ciência inovadora, morreu na fogueira da Inquisição

GIORDANO BRUNO
Filippo Bruno, chamado Il Nolano, nascido em Nola
(nasceu em 1548, em Nola, Nápoles, Itália; morreu em 1600, em Roma)

MATEMÁTICO ASTRÔNOMO FILÓSOFO RENOVADOR CONTRA DOGMAS RELIGIOSOS

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações no catolicismo feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda semana representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e XVIII dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte de maneira preparatória e indutiva. Hobbes, Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


GIORDANO BRUNO (1548-1600) foi o pensador que se colocou na nova fase mental começada com a descoberta de que o universo não era uma máquina composta de esferas concêntricas em que a terra ficava no centro. O mundo passou a ser descrito como um espaço infinito cheio de estrelas. Tudo se movimentava e cada parte tinha seu grau de atividade. A terra não era mais o centro do mundo, mas passou a ser um pequeno astro no sistema solar.
Giordano fez um elogio caloroso de Copérnico como grande astrônomo. Em suas numerosas publicações fez o ataque alegórico contra a astronomia geocêntrica antiga e de forma indireta contra os dogmas da escolástica religiosa. Propagou suas idéias nas universidades européias de Marburg, de Wittenberg, Frankfurt e Praga. Fez a exposição entusiástica sobre o renascimento da ciência e a queda das superstições religiosas da Idade Média.
O sacerdócio católico e os pastores protestantes reprimiam na época os heréticos e o livre pensamento dos novos cientistas. A França estava nas convulsões das guerras de religião entre católicos e protestantes.
Depois de suas viagens pela França, Inglaterra e Alemanha retornou à Itália. Por algum tempo esteve em Veneza sem ser perseguido. Finalmente a Santa Inquisição o colocou na prisão e em 1588 o transferiu para Roma. Ao recusar de se retratar de suas heresias filosóficas e científicas, foi levado à fogueira, morrendo pelo fogo no ano de 1600, aos 52 anos de idade.
Nascido em Nola, perto de Nápoles, entrou para a ordem dominicana para ter tempo e meios para estudar. Seu nome de nascimento era Filippo, recebendo o nome de monge religioso de Giordano. Desde cedo rompeu com as tradições escolásticas aristotélicas de Tomás de Aquino em vigor na ordem para se dedicar ao estudo de Platão e dos primeiros pensadores gregos.
As doutrinas de Giordano Bruno eram incompatíveis com a disciplina religiosa da época. Foi ele o líder dos inovadores na grande revolução intelectual que se realizou nos anos 1600, século XVII, por Descartes e Spinoza.

AMANHÃ: MALEBRANCHE: As leis gerais da ciência resultam da ação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário