sábado, 13 de outubro de 2012

1014 B SPINOZA crítica científica da Bíblia numa ética do panteísmo sem os deuses


14 DE OUTUBRO: BARUCH SPINOZA  moralidade racionalista pura, elevada e generosa

Spinoza, Benedict de, Benedictus Spinoza, Bento de Espinosa
(nasceu em 1632, em Amsterdam; morreu em 1677, em The Hague)

PENSADOR JUDAICO DO RACIONALISMO COM MORAL RELIGIOSA PANTEÍSTA

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda semana representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e XVIII dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte de maneira preparatória e indutiva. Hobbes, Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


BARUCH SPINOZA (1632-1677) faz parte dos intelectuais que pesquisaram a historia da Bíblia com o ponto de vista da ciência. Qualificou a descrição dos milagres como ilusões devidas ao estado primitivo da crença sobrenatural. Aplicou a filologia, o método histórico e a mitologia comparada para comprovar suas afirmações. Conclui seu tratado político-teológico com uma elevada defesa da tolerância religiosa.
Na evolução da sociedade depois do fim do feudalismo, do consenso e do poder da religião, acontecem dois movimentos na cultura da Europa do ocidente. Um deles é o trabalho de negação dos dogmas antigos e outro movimento é de construção de novas doutrinas com base em desenvolvimentos modernos. Spinoza ao fazer o estudo crítico da teologia hebraica chegou a ser excomungado em seu curso para a formação de rabinos. Pertenceu ao movimento negativo.
Ao propor a idéia de que tudo era Deus, mostrou um panteísmo. Os religiosos tradicionais viram que se Deus fosse tudo, na verdade Deus nada seria. Os acontecimentos no sistema filosófico de Spinoza eram atributos de uma força infinita subjacente, interior, força a que ele dava o nome de Deus. A substituição do Deus pessoal por uma entidade não humana impessoal é usual na demolição do poder divino pela explicação transcendental da metafísica. É a anulação do poder divino por um poder impenetrável, como do poder da Natureza, da consciência, da Energia Cósmica, ou de outro ente sobrenatural, transcendente, metafísico. Toda entidade abstrata, como a sábia natureza não apresenta o poder de fiscalização necessário para que o poder religioso superior possa punir ou premiar o crente. Os sábios sacerdotes do catolicismo sempre rejeitaram esse tipo de metafísica.
O seu grande tratado da ÉTICA sobre a servidão do homem e a liberdade contém recomendações de conduta tão puros, tão elevados e tão generosos, tão doces e tão humanos que poderiam dar o fundamento da moralidade do futuro.
Spinoza descendia de judeus expulsos de Portugal pela Santa Inquisição. Nasceu em Amsterdam, na Holanda, em 1632. Recebeu educação religiosa para ser rabino. Inicialmente trabalhou como ótico, dedicando-se depois à filosofia. Correspondia-se com os grandes intelectuais de sua época, como Leibnitz, Huyghens, Boyle e outros. Foi muito influenciado por Descartes, apesar de divergências profundas. Morreu por excesso de trabalho em The Hague, na Holanda, em 1677, aos 45 anos de idade.

AMANHÃ: O líder dos precursores da revolução intelectual moderna: GIORDANO BRUNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário