quinta-feira, 11 de outubro de 2012

1012 B MORUS criatividade na Utopia na idealização do regime político moderno


12 DE OUTUBRO: THOMAS MORUS  a confiança na educação como prevenção do crime

SIR THOMAS MORE
Thomas Morus
(nasceu em 1477, em Londres; morreu em 1535, em Londres)

ESCRITOR E ESTADISTA INGLÊS FAMOSO POR SUA UTOPIA

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A primeira semana deste mês mostra os representantes da filosofia Escolástica. É a tentativa sistemática de Alberto Magno, de Tomás de Aquino e de outros para empregar a lógica de Aristóteles na defesa das crenças e para reconciliar a fé com o pensamento científico. O ceticismo inicial é também representado por nomes como Ramus, Erasmo e Montaigne. O chefe de semana é Santo Tomás de Aquino.

Ver em 1007 01 B  em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


SIR THOMAS MORE teve entre suas obras o tratado de nome UTOPIA como obra-prima, publicada em 1516. Nela faz a descrição de um governo político de um País ideal numa ilha dos mares do Sul. É o relato do ideal de vida depois do regime político do feudalismo e de guerra, feito por um jurista e estadista moderno.
Na UTOPIA propunha que os bens fossem de todos, para impedir a preguiça e o luxo. O trabalho de cada dia ficaria reduzido a seis horas e o resto do tempo é consagrado à cultura mental e à recreação. As normas sobre os mercados e para os hospitais asseguravam a saúde nas cidades. A guerra, mesmo não abolida, fica restrita e o tráfico de escravos era proibido.
A vida de família era a base da ordem pública. Havia uma Igreja e também um Governo e um clero casado. Existia uma tolerância perfeita entre as diferenças de religião. Nota-se na UTOPIA em destaque o protesto de Thomas More contra as condenações sanguinárias para crimes sem importância, como ocorria então e por muito tempo depois dentro da lei inglesa. Mostra sua confiança na educação nacional como o grande meio de prevenção ao crime.
A UTOPIA é um dos primeiros e melhores exemplos na literatura moderna de um ramo da arte da invenção destinada a ser sistematicamente cultivada a partir de então. Toda grande mudança política foi imaginada com antecedência com um ou dois séculos por alguma utopia correspondente produzida pela criatividade estética do artista.
Thomas More nasceu em Londres, onde seu pai era juiz. Educou-se em Oxford e ficou muito amigo de Erasmo de Roterdam. Chegou a ser Chanceler da Inglaterra e a receber o título de Sir, Cavaleiro do Reino. Morreu decapitado ao discordar com o rei Henrique VIII.

AMANHÃ: Conciliar a escritura da Bíblia com a ciência: Tomás de Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário