domingo, 28 de outubro de 2012

1029 B DUNOYER jurista adversário do totalitarismo na defesa das liberdades civis


29 DE OUTUBRO: DUNOYER na crítica ao governo político e à tirania

DUNOYER
Charles Dunoyer, Barthélemy-Charles-Pierre-Joseph Dunoyer de Segonzac
(nasceu em 1786, em Carennac, Lot, França; morreu em 1862, em Paris)

ECONOMISTA POLÍTICO E JURISTA DEFENSOR DAS LIBERDADES E DIREITOS HUMANOS

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o homem em nome de poderes por vezes injustos e misteriosos.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII passou a ter duas correntes. Um movimento foi de destruição da filosofia medieval antiga e o outro movimento foi de preparação da nova filosofia humanista científica, positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon construíam uma nova filosofia. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente, contra as doutrinas antigas, a assaltos ainda mais poderosos do que os feitos pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.

A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na discussão da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as bases da moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores filosóficos como Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da História; de Maistre que fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média sob o ponto de vista humano e os três principais representantes do pensamento alemão moderno com Kant, Fichte e Hegel.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


CHARLES DUNOYER nasceu em 1786. Dunoyer era economista, adversário sistemático do totalitarismo e do comunismo sendo o grande defensor da liberdade da ação individual. Mas ele se destaca do grande número de autores que, em seu tempo, escreveram sobre a Economia Política por ter visto claramente que o aspecto industrial da atividade humana não deveria ser separado do movimento geral da civilização.
Publicou o famoso jornal Le Censeur. Dunoyer é relembrado por uma citação célebre sobre o governo político:
«O Estado é muito capaz de prejudicar, mas é
muito pouco capaz de fazer o bem... Quando o Estado
 faz o bem, ele faz o bem mal; quando ele faz o mal, faz o mal bem»
em francês conciso ele escreveu :
 «L’État, très capable de nuire l'est très peu de faire le bien…
 Quand l'État fait le bien, il le fait mal, quand il fait le mal
 il le fait bien»

“A Economia Política”, disse, “compreende tudo aquilo que resulta do exercício e do desenvolvimento das forças sociais”.Ela seria então uma Sociologia. A Indústria, tal como pensava, comporta duas grandes divisões. Uma que se refere ao mundo exterior, outra relativa aos humanos.
A divisão relativa aos humanos trata: 1º  do aperfeiçoamento da nossa natureza física; 2º  da cultura da imaginação e dos sentimentos; 3º  da educação da inteligência e do aperfeiçoamento dos hábitos morais. Em outras palavras, corresponde às quatro funções – do médico, do artista, do professor e do sacerdote.
As duas grandes divisões da ação relativa ao mundo corresponderiam aos dois poderes da sociedade: ao poder que governa os atos no mundo exterior, chamado de Poder Temporal ou poder político e ao poder que governa as opiniões, chamado de Poder Espiritual ou do pensar, de consciência, de opinião.
O totalitarismo é caracterizado pela perturbação e extinção da liberdade de opinião pelo Poder Temporal. Essa restrição das liberdades individuais pelo poder político ocorre devido à perda de autoridade e do respeito religioso ocorrida com a secularização na Europa do ocidente a partir dos anos 1300, início do século XIV.
Secularização nesse caso significa a perda do poder moral e político do papado e da religião e do feudalismo da Idade Média. Significa o início da grande e longa revolução social moderna, um anarquia por vários séculos.
Grande revolução que é a maior jamais vista na sociedade: a passagem de uma civilização milenar da religião e da guerra para uma civilização industrial, de ciência e de paz. Uma civilização ainda em longa e lenta construção em nossos tempos.

AMANHÃ: FICHTE  Nos anos bissextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário