terça-feira, 30 de outubro de 2012

1031 B FERGUSON a sociologia dos laços naturais de família nos homens e nos animais


31 DE OUTUBRO: FERGUSON animais sociais e os que têm o comportamento político


FERGUSON
Adam Ferguson
(nasceu em 1723, em Perthshire, Escócia; morreu em 1816, Saint Andrews, Fifeshire, Escócia)

FILÓSOFO HISTORIADOR ESCOCÊS DA ESCOLA DO SENSO COMUM

   A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o homem em nome de poderes por vezes injustos e misteriosos.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII passou a ter duas correntes. Um movimento foi de destruição da filosofia medieval antiga e o outro movimento foi de preparação da nova filosofia humanista científica, positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon construíam uma nova filosofia. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente, contra as doutrinas antigas, a assaltos ainda mais poderosos do que os feitos pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.

A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na discussão da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as bases da moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores filosóficos como Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da História; de Maistre que fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média sob o ponto de vista humano e os três principais representantes do pensamento alemão moderno com Kant, Fichte e Hegel.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês

FERGUSON (1723-1816) escreveu o ensaio História da sociedade civil e em 1763 seu grande tratado sobre os Progressos e a Queda da República Romana, que constitui o primeiro estudo sistemático do desenvolvimento da constituição interior e exterior da política de Roma. Nessa obra se destaca o seu espírito crítico e científico no estudo das lendas dos primeiros tempos de Roma.
Fez parte do importante grupo de famosos pensadores da cidade de Edimburgo: Hume, Robertson, Adam Smith, Dugald Stewart e Playfair, precursores na formação da ciência da sociedade. Ferguson morreu com 92 anos de idade em 1816.
Deixou importantes observações sobre o estudo dos fatores que provocam a variação social, no caso da conquista de uma nação por uma outra. Mostrou que nenhuma mudança fundamental se opera na nação conquistada. O único resultado consiste em modificar, para melhor ou para pior certas tendências que já existiam, alterando a intensidade ou a velocidade da variação.
Ferguson assinalou a distinção entre os animais que são simplesmente sociais e os animais que têm o comportamento político. Os que são políticos são capazes de combinar voluntariamente os esforços individuais para a obtenção de um objetivo comum ao grupo.
O emprego do método de comparação sociológica entre e homem e o comportamento dos animais mostra como são plenamente naturais as principais relações sociais dos laços fundamentais da família humana. Que não podem, portanto, ser alterados arbitrariamente.
A observação feita por Ferguson das primeiras relações sociais, que formam espontaneamente a unidade da família ou da tribo fazem parte de uma biologia do comportamento social que formaria uma História Natural do animal homem. A Sociologia Teórica seria então como um simples prolongamento geral dessa História Natural. Mostrando a comprovação da condição animal do homem, contrariando o orgulho humano de se supor o único ser racional, superior, exclusivo, como o centro da inteligente criação divina.

AMANHÃ: DE BONALD o valor das leis naturais na sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário