domingo, 21 de outubro de 2012

1022 B MAUPERTUIS filósofo iluminista em originais pesquisas em hereditariedade


22 DE OUTUBRO: MAUPERTUIS  libertação dos humanos da superstição na modernidade

MAUPERTUIS
Pierre-Louis Moreau de Maupertuis
(nasceu em 1698, em Saint-Malo, França; morreu em 1759, na Basiléia, Suíça)

MATEMÁTICO ASTRÔNOMO BIOLOGISTA POPULARIZADOR DA LEI DA GRAVITAÇÃO DE NEWTON

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.

Nesta terceira semana se consagra o estudo filosófico humano em suas relações com a sociedade. Seu chefe é Leibnitz. Associados estão grandes autores que pesquisaram os princípios fundadores das leis: Grotius, Cujas e Montesquieu; os que se dedicaram â filosofia da história como Vico, Fréret, Herder. Segue com Winckelmann na história da arte e Buffon na exposição das relações da espécie humana com as outras raças animais.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


MAUPERTUIS (1698-1759) fez a medição do meridiano na latitude do polo ártico comparada com o tamanho na latitude de Paris. Associado a Clairaut e Celsius, verificou com os resultados que a terra tem os polos achatados, como foi previsto em teoria por Newton.
Maupertuis na visita a Londres em 1728 foi eleito para a Royal Society. Conheceu então a teoria de Newton sobre a atração universal, que adotou, abandonando a teoria de Descartes dos turbilhões. O movimento dos astros era explicado por turbilhões de uma matéria invisível que ocuparia os espaços interplanetários.
O resultado das medições do meridiano colocou fim à controvérsia entre Jacques Cassini e Newton. Cassini afirmava que a terra teria os polos alongados e não aplainados. Esse debate durou anos no fim dos anos 1600 até o início dos anos 1700. O êxito de Maupertuis chamou a atenção do imperador Frederico II o Grande, da Prússia, que o convidou a ir para Berlim. Tornou-se membro da Academia de Ciências de Berlim e foi seu presidente de 1745 até 1753.
Escreveu sobre vários temas em matemática, em biologia, em filosofia do comportamento humano, sobre a linguagem. Era um filósofo, tendo o saber de todas as ciências da época. Realizou pesquisas em hereditariedade, sendo autor do primeiro registro preciso da transmissão de características dominantes nos humanos. O seu tratado Système de la Nature de 1751 mostrou suas pesquisas originais.
Nasceu em Saint-Male em 1698. Entrou para o Exército, mas logo deixou a carreira militar para se dedicar ao estudo das ciências. Já aos 25 anos de idade tinha sido eleito membro da Academia de Ciências de Paris.
Maupertuis se coloca ao lado de Fontenelle como um dos pensadores da corrente do Iluminismo. Que foi o movimento intelectual do livre-pensamento, na tarefa de libertação do gênero humano da superstição e da ignorância. Uma tarefa ainda não terminada até nossos dias, em muitos lugares do planeta terra.

AMANHÃ. HERDER: a secularização da Filosofia da História.


ILUMINISMO
Também chamado de Século das Luzes, o Iluminismo desenvolveu-se nos 1700, do século XVIII na Europa com o desenvolvimento do raciocínio naturalista e do saber científico. Foi um movimento que orientou tanto a filosofia como a arte e a política.
Todos os homens poderiam ter acesso pela razão e pelo saber às liberdades civis e ao seu progresso e riqueza.
Entre os pensadores desse movimento estão Baruch Spinoza(1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e o cientista Isaac Newton (1643-1727).
O movimento de progresso se concentrou na França. Resultou mais tarde no conjunto de pensadores dos Enciclopedistas, numerosos intelectuais em que estava Voltaire (1694 -1778) e também Montesquieu (1689-1755).

Nenhum comentário:

Postar um comentário