quinta-feira, 18 de outubro de 2012

1019 B GEORGES LEROY genial verificação experimental da inteligência dos animais


19 DE OUTUBRO: GEORGES LEROY a espantosa coragem e inteligência das raposas


GEORGES LEROY
Charles Georges Leroy
(nasceu em 1723; morreu em 1789)

CAÇADOR E NATURALISTA FRANCÊS ENCICLOPEDISTA DA PSICOLOGIA ANIMAL

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações no catolicismo feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda semana representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e XVIII dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte de maneira preparatória e indutiva. Hobbes, Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


Charles Georges Leroy (1723-1789) foi pioneiro na pesquisa da natureza emocional e intelectual dos animais. Demonstrou pela observação que a capacidade mental dos animais é diferente apenas em grau da capacidade humana. Ou seja, mostrou que os animais são também racionais. Conseguiu fazer essa verificação experimental usando a sua experiência como caçador profissional e como naturalista.
Leroy escolhe alguns animais bem conhecidos como o lobo, a raposa e o cervo, para descrever com uma grande exatidão sua vida diária e as operações de suas faculdades mentais e seus sentimentos.
Mostrou como os animais fazem uma detalhada observação dos fatos e sua adaptação dos meios que possuem para os fins desejados. Registrou a habilidade crescente que eles adquirem pela experiência devida às dificuldades que encontram para se alimentar e à perigosa presença dos humanos. Em especial a descrição que fez da vida das raposas, a combinação de inteligência e de coragem que elas demonstram para conseguir seu alimento e de seus filhotes colocam por vezes o caçador em pânico.
Leroy foi dos primeiros a seguir o método que mais tarde François Gall empregou com muito sucesso. A observação cuidadosa dos vertebrados mais altos na escala animal é o melhor método para resolver a questão de saber quais são as emoções e os desejos que são inatos na nossa estrutura cerebral e quais são o resultado da influência que a associação humana recebeu na vida grupal por vários milhares de anos. E animais que, ao contrário dos que vivem na proximidade dos homens, como os cães, vivem ainda a vida elementar em tribos com tanta independência como permite a ausência perigosa dos homens.
Georges Leroy escreveu vários artigos para a Enciclopédia Francesa. Sua obra principal se chama Lettres sur les Animaux, Cartas sobre os Animais, cuja leitura é recomendada até os nossos dias. Ele era filho do Diretor dos Parques Reais de Versailles e de Marly. Sucedeu a seu pai em suas funções. Foi caçador profissional e conhecia bem o tratamento e conservação das florestas. Consagrou suas horas de lazer à literatura e à filosofia.

AMANHÃ: A pesquisa científica feita também na sociedade e nos costumes: Francis Bacon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário