quarta-feira, 24 de outubro de 2012

1025 B DAGUESEAU discursos Mercuriais são filosofia de vida para o cidadão


25 DE OUTUBRO:: D’AGUESSEAU um novo sistema de filosofia política

D’AGUESSEAU
Henri François d'Aguesseau, Seigneur de Fresnes
(nasceu em 1668, em Limoges, França; morreu em 1751, em Paris)

JURISTA FRANCÊS MAGISTRADO CHANCELER REFORMADOR DO SISTEMA LEGAL DO PAÍS

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.

Nesta terceira semana se consagra o estudo filosófico humano em suas relações com a sociedade. Seu chefe é Leibnitz. Associados estão grandes autores que pesquisaram os princípios fundadores das leis: Grotius, Cujas e Montesquieu; os que se dedicaram â filosofia da história como Vico, Fréret, Herder. Segue com Winckelmann na história da arte e Buffon na exposição das relações da espécie humana com as outras raças animais.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


D’AGUESSEAU (1668-1751) é considerado dos mais sábios magistrados que a França teve. Realizou importantes reformas administrativas no funcionamento dos hospitais públicos e no procedimento jurídico civil e criminal.
Os discursos chamados de Mercuriais pronunciados cada ano na qualidade de advogado geral da nação francesa formam uma série de ensaios filosóficos especialmente destinados aos diferentes aspectos da carreira de um magistrado. Mas, na verdade, são recomendações aplicáveis à vida de todo bom cidadão.
Nesses famosos discursos são discutidos temas como o zelo profissional, a censura pública, o respeito de si mesmo, a simplicidade de vida, a submissão às leis, a firmeza, a economia do tempo, a atenção, o prejulgamento, a disciplina, o patriotismo.
D’Aguesseau morreu em 1751 respeitado por todos, tanto pela extensão e variedade de seus conhecimentos quanto pela correção de seu caráter.
Foi um magistrado íntegro, um jurista eminente, orador eloqüente. Destacou-se por suas virtudes sociais, por sua generosidade e por sua imensa instrução. Dedicou-se à filosofia, mostrando-se adepto das doutrinas de René Descartes.
Fez a proposta de um sistema de filosofia política que aliou o pensamento cartesiano, o igualitarismo, a moral inata jansenista e a independência da igreja da França em relação ao papa do galicanismo . Teve uma grande influência em sua época, tornando-se um mestre do pensamento de magistrados e juristas.
Colaborou com o artigo sobre Privilège da Encyclopédie de Diderot e D’Alembert.

AMANHÃ: OKEN a classificação na escala animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário