quinta-feira, 25 de outubro de 2012

1026 B OKEN pioneirismo na escala hierárquica da classificação dos animais


26 DE OUTUBRO: OKENFUSS naturalista pesquisador da variação nos seres vivos

OKEN
Lorenz Oken, Lorenz Okenfuss
(nasceu em 1779, em Bohlsbach, Swabia, Alemanha; morreu em 1851, em Zurich)

NATURALISTA ALEMÃO PIONEIRO NA CLASSIFICAÇÃO NA ESCALA DOS ANIMAIS

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.

Nesta terceira semana se consagra o estudo filosófico humano em suas relações com a sociedade. Seu chefe é Leibnitz. Associados estão grandes autores que pesquisaram os princípios fundadores das leis: Grotius, Cujas e Montesquieu; os que se dedicaram â filosofia da história como Vico, Fréret, Herder. Segue com Winckelmann na história da arte e Buffon na exposição das relações da espécie humana com as outras raças animais.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


LORENZ OKENFUSS (1779-1851) passou a usar o sobrenome reduzido para OKEN quando se tornou professor visitante na Universidade de Göttingen.
O tema principal de suas pesquisas foi o estudo da variedade que os diversos seres vivos apresentavam. Procurou achar um princípio comum que explicasse essas diferenças. Sua primeira obra, publicada em 1802, sobre a classificação animal estava baseada sobre uma teoria dos sentidos.
As classes dos animais foram consideradas como a representação dos órgãos dos sentidos. A escala animal seria ordenada conforme esses órgãos. Haveria então cinco classes, correspondendo a cinco sentidos. Foi uma das primeiras tentativas científicas de conhecer uma filiação entre as formas dos seres vivos. Oken se inspirou em grande parte nas idéias da filosofia de Friedrich Schelling em princípios de um conhecimento a priori da doutrina de Kant. Mais tarde a escala de classificação dos animais foi estudada por Lamarck e Saint-Hilaire com critérios na evolução natural.
Em 1806 sua observação feita sobre os crânios lhe sugeriu a teoria de que o crânio se formava por uma série de vértebras modificadas e alargadas. Esse foi o ponto de partida do estudo das homologias realizado depois com sucesso por Geoffroy Saint-Hilaire. A teoria vertebral de Oken sobre o crânio foi estudada nos trabalhos de Cuvier adotando uma abordagem de indução por observação.
Oken foi professor de medicina na Universidade de Iena. Depois foi para Zurich lecionando a cadeira de História Natural até sua morte em 1851.

AMANHÃ: LEIBNITZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário