quinta-feira, 4 de outubro de 2012

1005 B DONIZETTI óperas de poder dramático vivacidade e tocante melodia


05 DE OUTUBRO: DONIZETTI   em italiano e francês com originalidade cômica


DONIZETTI
Domenico Gaetano Maria Donizetti
(nasceu em 1798, em Bérgamo, Itália; morreu em 1848, em Bérgamo)

COMPOSITOR ITALIANO DE ÓPERA AUTOR DE GRANDE NÚMERO DE OBRAS

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


DONIZETTI (1798-1848) era seis anos mais moço do que Rossini e nove anos mais velho do que Bellini. Nasceu em Bérgamo, na Itália do norte em 1798.
Estudou no Conservatório de Nápoles, produzindo sua primeira ópera aos 20 anos de idade, em 1818. Seus principais sucessos foram apresentados entre os anos de 1830 e 1835. Foram Ana Bolena, Elixir de Amor, Lucie de Lammermoor e Lucrecia Bórgia.
Foram numerosas óperas tanto em italiano como em francês. Produziu em 1843 a ópera Don Pasquale, uma deliciosa peça cômica. Escreveu mais de sessenta óperas. Esgotado por seu trabalho incessante, chegou a um estado habitual de melancolia e morreu de paralisia em 1848, com a idade de 50 anos.
Donizetti, tal como Bellini pertenceu à escola de Rossini, apresentando menos potência que seu mestre, mas evitando seu maneirismo. Do mesmo modo de Bellini, sua principal habilidade consistia na melodia tocante, com grande poder dramático, de vivacidade e originalidade cômicas.
O grande entusiasmo apaixonado que recebeu durante sua vida se deve também aos soberbos intérpretes de suas obras, a cujas vozes adaptou exatamente suas árias.

AMANHÃ: A pura melodia com uma completa harmonia: Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário