quarta-feira, 3 de outubro de 2012

1004 B WEBER óperas para o gosto permanente dos povos e para todo o bel-canto


04 DE OUTUBRO: Von Weber  estabeleceu o estilo da ópera romântica alemã

WEBER
Carl Maria von Weber, Carl Maria Friedrich Ernst, Freiherr, barão Von Weber
(nasceu em 1786, em Eutin, Holstein, Alemanha: morreu em 1826, em Londres)

COMPOSITOR ALEMÃO PIANISTA MAESTRO E DIRETOR DE OPERA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


WEBER (1786-1826) morreu antes de seus quarenta anos de idade. Deixou nove óperas, das quais três ainda são apresentadas em nossos dias. Deixou ainda uma considerável quantidade de composições para canto e instrumento.
A fama de Weber manteve-se com o tempo, baseando-se sobre óperas escritas para o gosto permanente dos povos e para todas as vozes do bel-canto que se ouvem nos palcos em todo mundo.
Em 1821 compôs seu primeiro grande sucesso em toda a Europa, a ópera Freischütz, o Livre-atirador. Essa ópera tornou-se logo muito popular, estabelecendo o estilo da ópera romântica alemã. Com esse êxito o jovem compositor passou a ser considerado o sucessor no teatro para Mozart e para Beethoven.
A obra que se seguiu, a ópera Euryanthe, em 1823 é considerada a sua obra-prima. Weber escreveu uma ópera na língua inglesa a ser representada em Londres, com o nome de Oberon. Em 1826 transferiu-se para Londres, sendo a ópera representada com sucesso. Mas dois meses depois ele morreu, sendo enterrado com grande cerimonial fúnebre.

AMANHÃ:   DONIZETTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário