segunda-feira, 8 de outubro de 2012

1009 B JOAQUIM DE FIORE evolução histórica em três fases místicas até o altruísmo


09 DE OUTUBRO: DE FIORE  o genial abade da esperança na vitória do amor humano

JOAQUIM DE FIORE
Gioacchino Da Fiore, Joachim Of Fiore, Joachim of Flora, Abade Joaquim de Fiore
(nasceu em 1132, em Cosenza, Calábria, Itália; morreu em 1202, na Calábria, Itália)

ABADE ITALIANO DA ORDEM DE CISTER TEÓLOGO MÍSTICO FILÓSOFO DA HISTÓRIA

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A primeira semana deste mês mostra os representantes da filosofia Escolástica. É a tentativa sistemática de Alberto Magno, de Tomás de Aquino e de outros para empregar a lógica de Aristóteles na defesa das crenças e para reconciliar a fé com o pensamento científico. O ceticismo inicial é também representado por nomes como Ramus, Erasmo e Montaigne. O chefe de semana é Santo Tomás de Aquino.

Ver em 1007 01 B  em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês


ABADE JOAQUIM DE FIORE (1132-1202) foi chamado por Dante como “o Abade calabrês” dotado do espírito profético, no poema Paraíso, XII, 140. Foi iniciado no século XIII o importante movimento para dar destaque aos sentimentos, com seu livro místico onde propõe uma evolução divina em três episódios, chegando afinal ao predomínio dos afetos sobre a inteligência.
As idéias do Abade Joaquim foram na verdade de impressionante originalidade em propostas renovadoras da doutrina. Inicialmente toleradas, mais tarde foram rejeitadas. Em razão de críticas feitas, Joaquim nunca foi canonizado.
A fonte mística de suas propostas de um “Eterno Gospel” foi uma interpretação especial do texto do Apocalipse, com que chegou a fazer profecia de um grande cataclismo no ano 1260. Haveria três fases na história do mundo, correspondendo às três pessoas da Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O primeiro período teria sido revelado no Velho Testamento e o segundo período se ligaria à sabedoria intelectual mostrado no Novo Testamento. O período final seria o domínio do Espírito Santo com um novo Testamento, com base no livro cristão, mas com texto superior. A terceira fase deveria ter início no meio dos anos 1200, quando a igreja grega se uniria à de Roma, os judeus se converteriam ao cristianismo e até o fim do mundo valeria o “Eterno Gospel”
A doutrina renovadora do Abade Joaquim deu voz às nobres aspirações da população católica no ponto culminante da fé cristã, no movimento que colocou a Virgem Maria nos altares, humanizando o culto da Idade Média. E criando a esperança do predomínio dos sentimentos mais elevados do amor.
Joaquim nasceu na Calábria, Itália, sendo levado à corte do Conde Roger da Sicília. Logo se retirou à vida solitária de eremita. Fez uma peregrinação à Palestina, entrando na abadia de Cister de Curace, mais tarde fundando outro mosteiro em Fiore. Morreu em 1202, sendo honrado em alguns lugares como santo, mas não foi canonizado.

AMANHÃ: A modéstia no conhecimento do Cardeal cientista: Nicolau de Cusa.

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