domingo, 30 de setembro de 2012

1001 B GRÉTRY a ópera expressão musical de todos os sentimentos mesmo cômicos


01 DE OUTUBRO: GRÉTRY o teatro com a verdadeira expressão do sentimento vigoroso

GRÉTRY
Andre-Ernest-Modeste Gretry
(nasceu em 1741, em Liege, Bélgica; morreu m 1813. em Paris)

LÍDER ENGENHOSO COMPOSITOR COMO UM DOS FUNDADORES DA ÓPERA CÔMICA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


GRÉTRY (1741-1813) nasceu na Bélgica e seguindo conselhos de Voltaire foi para Paris em 1768.
Durante 40 anos trabalhou com principal compositor de óperas cômicas e como autoridade musical. Ficou conhecido em 1769 pela peça Tableau Parlant que era uma verdadeira comédia. Tornou-se um dos principais fundadores da ópera cômica francesa, que em essência é uma comédia real interpretada musicalmente.
Grétry foi chamado, sem alguma exageração, “O Molière da música”. O que significa que sua característica era de ter conseguido a expressão musical estrita de todos os sentimentos, mesmo os mais ligeiros.
Sua ópera séria Ricardo Coração de Leão de 1784 é considerada sua obra-prima. Contém a ária
“Oh Ricardo, meu rei, o universo te abandona!”
Ária que adquire uma importância histórica quando foi cantada no famoso banquete des Gardes, em Versalhes, na véspera da Revolução Francesa.
As peças de Grétry mostram seu sentimento vigoroso da verdadeira expressão dramática. Nas suas MEMÓRIAS SOBRE A MÚSICA 1789-1797 expõe sua teoria musical. Essa obra tem sua leitura recomendada até nossos dias.

AMANHÃ: LULLI a ópera nacional da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário