quinta-feira, 6 de setembro de 2012

0907 B VAUBAN estilo próprio na moderna arquitetura de fortificações de defesa


07 DE SETEMBRO. VAUBAN- disse ao rei:- minha dignidade está em servir a Pátria

VAUBAN
Sébastien Le Prestre de Vauban, marquês de Vauban
(nasceu em 1633, em Saint-Léger-de-Foucherest, França; morreu em 1707, em Paris)

MILITAR ARQUITETO DE FORTIFICAÇÕES MARECHAL DE FRANÇA BENFEITOR PATRIOTA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.

Nesta quarta semana do mês o chefe é Montgolfier, com biografia no domingo que encerra a semana. Aqui são lembradas as descobertas industriais que nos tempos modernos se desenvolveram com fecundidade. A partir desses trabalhos o homem aprendeu a voar, os rios passaram a ser usados para muitas tarefas, as plantas e os animais foram sistematicamente estudados e modificados e as técnicas foram muito aperfeiçoadas. A tecnologia progrediu pelo desenvolver da ciência e com sua aplicação permitindo a submissão às leis naturais. Resultou da aplicação das leis abstratas, das regras e das normas sucessivamente estabelecidas pela leitura do livro da natureza, isto é, pelas lições da experiência obtida pelos sentidos.
O aparente domínio da natureza foi na realidade uma submissão às leis que regem cada categoria de fenômeno. A submissão é sempre a base do aperfeiçoamento. O progresso permanente não resulta do conflito, da luta ou da guerra. Resulta da cooperação entre as gerações e da solidariedade entre os vivos, movida pelo sentimento social, osentimento gregário, que Augusto Comte identificou dando-lhe o nome do neologismo altruísmo.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


VAUBAN (1633-1707) um arquiteto militar de valor que demonstrou seu zelo pelo bem-estar do maior número de seus compatriotas. Em seu livro - Dîme Royale, - Dízimo do Rei, faz um vigoroso protesto contra o modo como os impostos eram estabelecidos e interpretados. Foi um especialista em poliorceticos, as técnicas de defesa e ataque de fortalezas. Criou o estilo Vauban de fortificação.
As fortificações de Vauban são 12 grupos de construções de defesa das fronteiras francesas. Foram incluídas com patrimônio da humanidade pela Unesco em 2008.
Entrou muito jovem na carreira militar e sua habilidade na construção de fortificações cedo se revelou nas diversas oportunidades da luta armada. Seu mérito e seus serviços o levaram aos mais altos cargos militares. Foi governador da Fortaleza de Lille em 1668 e diretor geral das fortificações em 1678. Esteve em operações de cerco em Luxemburgo, Philipsbourg, Manheim e Frankendal.
Era um homem de caráter elevado e independente, muito humano e completamente devotado ao bem de sua pátria. Considerava sua arte na engenharia militar como um meio de salvaguardar a vida humana muito mais do que de destruir bens e pessoas.
Aperfeiçoou a engenharia da fortificação, no ataque e na defesa das povoações. Fortificou mais de 300 unidades de defesa, construiu 33 novas, dirigiu a execução de 53 ataques de sítio e participou de 143 combates.
Obteve muitas recompensas e em 1703 recebeu a patente de Marechal de França. Essa promoção, no entanto produziu o resultado que havia previsto. Sua patente o deixava inativo e tornou-o inútil.
Quando o sítio de Turin apresentou dificuldades, ofereceu-se como voluntário. O rei Luís XIV lhe objetou que esse serviço seria um cargo para um oficial de menor patente, de menor dignidade. Ele respondeu:
“Minha dignidade, Majestade, está em servir a Pátria”.
Vauban foi amado como homem e como cidadão. E também como engenheiro.

AMANHÃ: Os primeiros vôos dos homens no grande balão de ar quente: Montgolfier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário