quinta-feira, 27 de setembro de 2012

0928 B SAMUEL RICHARDSON romancista dos mais comoventes mestres da emoção


28 DE SETEMBRO: SAMUEL RICHARDSON  arte no sentimento intenso e graça tocante

SAMUEL RICHARDSON
(nasceu em 1689, no Derbyshire, Inglaterra; morreu em 1761, em Londres)

ESCRITOR INGLÊS CRIADOR DA NOVELA EPISTOLAR

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Esta terceira semana tem como chefe Molière, no domingo que a encerra. Contém os grandes cômicos, mestres da arte no tema da histórica e da sátira dos costumes. Entre os doze nomes somente dois são autores de peças de teatro. Em comparação, entre os poetas antigos no mês de Homero, há quatro autores de comédia. No mundo moderno a comédia de costumes passou do teatro para o romance.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


SAMUEL RICHARDSON (1689-1761) foi um dos verdadeiros mestres da emoção dos humanos, um dos poetas mais comoventes do romance.
A sua primeira obra, Pamela, foi publicada em 1740, quando tinha 51 anos. Obteve um sucesso estrondoso. O papa declarou que ele deveria é se dedicar a escrever volumes de sermões e textos religiosos.
Oito anos depois escreveu Clarisse Harlowe, o mais popular dos todos os romances ingleses na Europa até o tempo de Walter Scott. Esse livro é uma obra-prima nunca comparável em intensidade de graça tocante e em minuciosa análise do sentimento humano. um dos verdadeiros mestres da emoção dos humanos, um dos poetas mais comoventes do romance.
Esse livro é uma obra-prima nunca comparável em intensidade de graça tocante e em minuciosa análise do sentimento humano.
Como homem, como gênio na literatura, Richardson fica ao lado de Fielding, o criador de Tom Jones, no grupo de artistas que cerca Molière.
Richardson era filho de um comerciante de Londres. Nasceu no Derbyshire em 1689. Pensou em ser de uma ordem religiosa, mas seu pai o colocou como aprendiz numa oficina de tipografia. Desde criança destacou-se pelo seu talento de recitar. Com sua dedicação, sua probidade, sua penetração, conseguiu se tornar um homem de negócios bem sucedido. Foi nomeado o impressor da Câmara de Comércio e depois diretor da companhia de bibliotecas e impressor do rei. Morreu em 1761 com 72 anos de idade.
Foi um era um modesto autor, religioso, simpático e simples impressor de Londres, mas um mestre entre os mais comoventes escritores. Um tipo inesquecível na evolução da cultura leiga que se seguiu ao fim da Idade Média na lenta e gradual formação da nova civilização industrial e científica.

AMANHÃ: invenção e glória de colocar junto o que é sábio e o que é louco: a comédia de Molière.

Nenhum comentário:

Postar um comentário