segunda-feira, 3 de setembro de 2012

0904 B BOURGELAT fundou a primeira escola moderna de medicina veterinária


04 DE SETEMBRO: CLAUDE BOURGELAT  autor de novas pesquisas na arte veterinária

BOURGELAT
Claude Bourgelat
(nasceu em 1712, em Lyon, França; morreu em 1779)

MILITAR FRANCÊS DIRETOR DA ESCOLA DE EQUITAÇÃO FUNDADOR DAS ESCOLAS DE VETERINÁRIA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.

Nesta quarta semana do mês o chefe é Montgolfier, com biografia no domingo que encerra a semana. Aqui são lembradas as descobertas industriais que nos tempos modernos se desenvolveram com fecundidade. A partir desses trabalhos o homem aprendeu a voar, os rios passaram a ser usados para muitas tarefas, as plantas e os animais foram sistematicamente estudados e modificados e as técnicas foram muito aperfeiçoadas. A tecnologia progrediu pelo desenvolver da ciência e com sua aplicação permitindo a submissão às leis naturais. Resultou da aplicação das leis abstratas, das regras e das normas sucessivamente estabelecidas pela leitura do livro da natureza, isto é, pelas lições da experiência obtida pelos sentidos.
O aparente domínio da natureza foi na realidade uma submissão às leis que regem cada categoria de fenômeno. A submissão é sempre a base do aperfeiçoamento. O progresso permanente não resulta do conflito, da luta ou da guerra. Resulta da cooperação entre as gerações e da solidariedade entre os vivos, movida pelo sentimento social, osentimento gregário, que Augusto Comte identificou dando-lhe o nome do neologismo altruísmo.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

CLAUDE BOURGELAT (1712-1779) fundou em Lyon, na França, a primeira escola de medicina veterinária na modernidade. A arte da medicina veterinária tinha sido estudada antes de suas pesquisas, mas verificando que seus métodos eram grosseiros e cruéis concluiu que seria necessário um estudo sistemático do assunto.
Conhecimentos rudimentares do tratamento das doenças dos animais foram encontrados entre os povos pastores cerca de 9 mil anos antes da nossa era. Os egípcios desenvolveram o seu conhecimento desde antes de 3000 anos antes da nossa era. Papiros foram descobertos que faziam parte de textos médicos descrevendo doenças de bois, cães e peixes. Indícios semelhantes foram encontrados em civilizações da Ásia, da Babilônia, dos Hebreus, gregos e romanos. Bourgelat se dedicou ao estudo científico do cavalo e dos outros animais para realizar o ensino continuado da medicina animal. Fundou em Lyon em 1761 a primeira escola veterinária dos tempos modernos.
Outra escola veterinária foi fundada em 1766 por ele em Alfort junto de Paris, que dirigiu até sua morte em 1779. A grande importância do resultado de sua iniciativa foi logo reconhecida e escolas iguais foram estabelecidas em outros paises.
Bourgelat escreveu grande número de tratados sobre a arte veterinária. Os artigos da Grande Enciclopédia de Diderot sobre o tema são de sua autoria.

AMANHÃ: Matemático, astrônomo e físico na mensuração da terra: BOUGUER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário