domingo, 2 de setembro de 2012

0903 B RIQUET dos mais notáveis canais navegáveis através de região montanhosa


03 DE SETEMBRO: RIQUET  engenheiro autodidata faz canal navegável de 250 km

RIQUET
Pierre Paul de Riquet; Barão Riquet de Bonrepos, Pierre-Paul
(nasceu em 1604, em Béziers, França; morreu em 1680, em Toulose)

NOBRE E NOTÁVEL ENGENHEIRO AUTODIDATA FRANCÊS CONSTRUTOR DO CANAL DO SUL

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.

Nesta quarta semana do mês o chefe é Montgolfier, com biografia no domingo que encerra a semana. Aqui são lembradas as descobertas industriais que nos tempos modernos se desenvolveram com fecundidade. A partir desses trabalhos o homem aprendeu a voar, os rios passaram a ser usados para muitas tarefas, as plantas e os animais foram sistematicamente estudados e modificados e as técnicas foram muito aperfeiçoadas. A tecnologia progrediu pelo desenvolver da ciência e com sua aplicação permitindo a submissão às leis naturais. Resultou da aplicação das leis abstratas, das regras e das normas sucessivamente estabelecidas pela leitura do livro da natureza, isto é, pelas lições da experiência obtida pelos sentidos.
O aparente domínio da natureza foi na realidade uma submissão às leis que regem cada categoria de fenômeno. A submissão é sempre a base do aperfeiçoamento. O progresso permanente não resulta do conflito, da luta ou da guerra. Resulta da cooperação entre as gerações e da solidariedade entre os vivos, movida pelo sentimento social, sentimento gregário, que Augusto Comte batizou de altruísmo.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


PIERRE-PAUL DE RIQUET (1604-1680) concebeu e projetou o Canal do Languedoc ou Chanel du Midi, o Canal do Sul, que executou. Essa grande obra foi o primeiro e o mais notável dos canais navegáveis construídos com o uso de eclusas em região montanhosa. Faz a ligação navegável ente o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo lugando rios do sul da França.
O Canal de Midi foi considerado como um dos maiores projetos de engenharia civil na Europa desde os tempos de Roma até nossos dias. Seu grande valor econômico foi permitir o transporte marítimo ao evitar a longa rota até o Mar Mediterrâneo atravessando o estreito de Gibraltar. Evita uma longa e perigosa viagem por mar com uma duração de todo um mês em volta da então hostil Espanha e de ataque de piratas bárbaros.
Essa obra foi colocada pela Unesco na relação do patrimônio cultural da humanidade em 1996.
Riquet obteve da Província de Languedoc vultosos empréstimos financeiros para a construção. Foram necessários vários represamentos, um reservatório para suprir água na estação da seca e o famoso Túnel Malpas. Foi na abertura desse túnel que Riquet se tornou o primeiro engenheiro a usar explosivo na perfuração da rocha.
Quando seu projeto foi colocado em dúvida, Riquet demonstrou uma grande tenacidade, chegando mesmo a desobedecer às ordens de Colbert, ministro do rei de França. Foi quando fez perfurar o Túnel de Malpas, apesar das ordens reais contrárias. Quando pela primeira vez foi usada a pólvora para a abertura de túneis.
A audácia que demonstrou não foi apenas na técnica de construção. Riquet foi também o primeiro a instituir a mensalidade do pagamento dos salários e a manter a previdência e seguro social para seus trabalhadores.
Por seus notáveis méritos, tem sua estátua colocada a poucos metros do Canal que construiu. Outra estátua se acha em avenida Paul-Riquet em Béziers, onde nasceu. Uma estação do Metro de Paris recebeu o seu nome.

AMANHÃ: A primeira escola veterinária: CLAUDE BOURGELAT.

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