quarta-feira, 26 de setembro de 2012

0927 B MISS EDGEWORTH colocou em prosa sincera e simpática a vida pastoril


27 DE SETEMBRO: MISS EDGEWORTH romances em estilo bem delineado, cheio de brilho

MISS EDGEWORTH
Maria Edgeworth
(nasceu em 1767 no Oxfordshire, Inglaterra; morreu em 1849, na Irlanda)

NOVELISTA INGLESA FAMOSA POR SUA DESCRIÇÃO DOS COSTUMES CAMPESTRES

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Esta terceira semana tem como chefe Molière, no domingo que a encerra. Contém os grandes cômicos, mestres da arte no tema da histórica e da sátira dos costumes. Entre os doze nomes somente dois são autores de peças de teatro. Em comparação, entre os poetas antigos no mês de Homero, há quatro autores de comédia. No mundo moderno a comédia de costumes passou do teatro para o romance.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


MISS EDGEWORTH (1767-1849) escreveu admiráveis descrições literárias dos costumes e das pessoas de sua época. Sua existência adulta foi passada em Edgeworthstown, na Irlanda, nas terras de seu pai, herdeiro de grande fortuna. Ele era um homem enérgico, de original personalidade. Inventou vários aperfeiçoamentos agrícolas e industriais, sendo autor de vários tratados sobre ciência e temas sociais.
Foi em Edgeworthtown que Edgeworth escreveu suas mais deliciosas histórias. Ficou muito bem conhecida na Irlanda por seus pequenos livros originais sobre a vida infantil dos camponeses. Suas obras são modelos de graça natural e de apreciação poética da vida pastoral. Em seus poemas pastoris pode-se dizer que Miss Edgeworth colocou em prosa as pinturas feitas nas telas dos pintores de cenas rurais. Seus romances mostram um estilo bem delineado, cheio de brilho.
Nos livros em que descreve a vida agrícola, mostra a relação dos proprietários e de seus arrendatários traçada por uma pena habilidosa, com muito humor e de afeto, conduzida por um observador sincero e simpático aos homens e coisas em cena.
As obras da escritora foram traduzidas em várias línguas da Europa.

AMANHÃ: Um artista dos afetos, dos mais comoventes: SAMUEL RICHARDSON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário