domingo, 23 de setembro de 2012

0924 B Mme ROLAND arte superior na descrição de costumes e caracteres pessoais


24 DE SETEMBRO: Madame Roland históriadora das extraordinárias vidas da burguesia


MADAME ROLAND
Marie-Jeanne Phlipon, Marie-Jeanne Roland de la Platiere
(nasceu em 1754, em Paris; morreu em 1793, em Paris)

ESCRITORA REVOLUCIONARIA FRANCESA GENIAL HISTORIADORA DA BURGUESIA DA ÉPOCA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Esta terceira semana tem como chefe Molière, no domingo que a encerra. Contém os grandes cômicos, mestres da arte no tema da histórica e da sátira dos costumes. Entre os doze nomes somente dois são autores de peças de teatro. Em comparação, entre os poetas antigos no mês de Homero, há quatro autores de comédia. No mundo moderno a comédia de costumes passou do teatro para o romance.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


MADAME ROLAND era dotada de um estilo encantador na arte da literatura. Ainda ganhou importância como historiadora dos costumes na vida secular moderna. As Memoires de Madame Roland são superiores na literatura moderna. Geram um estranho interesse cativante por sua franqueza, sua veemência e seu calor quando descreve as extraordinárias aventuras vividas pela burguesia parisiense.
Foi uma dama que se envolveu com a Revolução Francesa, como pessoa de ação política a favor do regime republicano. Principalmente foi uma artista de gênio.
Casou-se aos 26 anos com Roland de la Platière, um homem de sentimentos nobres, de grande saber, de incorruptível integridade, modesto, reservado, trabalhador, vinte anos mais velho do que ela.
Viveram por 12 anos com tranqüilidade no interior da França. Roland aos poucos foi reconhecido como economista; ela ganhou a fama de mulher de gênio e de progressista. Quando o movimento da Revolução Francesa se acentuou, a convicção republicana dos dois esposos colocou-os à frente da luta.
Mudaram-se para Paris em 1791. O partido girondino se formou no Salão de Madame Roland. Roland tornou-se deputado e Ministro do Interior em março de 1792. Com a queda dos Girondinos os dois foram condenados à morte. Em março do ano seguinte Madame Roland foi detida por ordem da Convenção e passou cinco meses em prisão, onde escreveu suas cativantes Memoires.
Madame Roland morreu na guilhotina em 9 de novembro de 1793. Seus restos mortais foram jogados sem identificação no Cemitério de la Madeleine onde repousam ainda ao lado dos restos de Maria-Antonieta, de Charlotte Corday, de Danton e de muitos outros. Roland se matou com um golpe de espada no peito ao saber da morte de sua amada esposa.
Desse modo morreu, no mais alto ponto de sua beleza e de seu gênio, uma mulher de possante natureza, profundamente afetuosa, de brilhante inteligência e de grande paixão.

AMANHÃ: Célebres cartas com a pintura dos homens e dos costumes: LADY MONTAGU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário