sábado, 29 de setembro de 2012

0930 B PALESTRINA reformou a música sacra criando a sublime melodia da missa


30 DE SETEMBRO: PALESTRINA do cantochão monódico à  música sacra moderna

PALESTRINA
Giovanni Pierluigi da Palestrina
(nasceu em 1525, em Palestrina, Roma; morreu em 1594, em Roma)

GRANDE COMPOSITOR ITALIANO DA RENASCENÇA DURANTE A CONTRA-REFORMA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.

ARTE
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0909 01 B  O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


PALESTRINA (1525-1594) é o primeiro dos grandes músicos italianos. Nasceu em família pobre na Palestrina, perto de Roma.
Em 1563 o papa Pio IV tomou a resolução de reformar a música sacra de sua época, tornada de trivialidade vulgar. Nomeou uma comissão formada de 8 cardeais para a tarefa. Até então a música litúrgica cristã ocidental era feita em  cantochão, monódico, de ritmo livre, também chamado canto gregoriano ou canto plano.
Palestrina foi encarregado de compor uma missa típica que deveria servir de modelo para o ofício divino. Compôs três missas, todas recebidas com admiração, sendo a terceira julgada como a mais perfeita e adotada com um entusiasmo sem limites. A missa foi denominada com o nome do papa Marcelo, “Missa papae Marcelli”. Durante os séculos seguintes ela continuou a ser o tipo da música sagrada em toda a Itália.
Palestrina foi nomeado compositor do coro pontifical. Nessa função permaneceu durante o mandato sucessivo de sete papas até morrer em 1594. Durante trinta anos Palestrina compôs mais de 105 missas e 250 motetos. Tornou-se o mestre da composição em contraponto.
A Missa do papa Marcel marcou uma época na história da música. Ela criou a escola italiana dos séculos 16, 17 e 18, sendo ainda considerada como das mais sublimes formas da música religiosa. Combinou pela primeira vez a forma científica com o sentimento profundo e o tom de grande reverência.

AMANHÃ: GRÉTRY na ópera cômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário