segunda-feira, 10 de setembro de 2012

0911 B GUEVARA teatro espanhol encena Inês de Castro que reina após a morte0911 B GUEVARA teatro espanhol encena Inês de Castro que reina após a morte


11 DE SETEMBRO: Vélez de GUEVARA  teatro versificado com poesia e graça

GUEVARA
Luis Vélez de Guevara, Vélez de Guevara
(nasceu em 1578, em Ecija, Sevilha, Espanha; morreu em 1644, em Madrid)


DESTACADO DRAMATURGO ESPANHOL DO SÉCULO DE OURO DA POESIA DO PAÍS

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade,
dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
A primeira semana do mês do Drama Moderno compreende os autores dramáticos puros, os grandes sucessores de Shakespeare, desde Lope de Veja a Goethe. Nessa classe se encontram criadores do drama de imaginação que nos representam um mundo ideal povoado de seres fictícios. O chefe de semana é Calderon.

Ver em 0909 01 B   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.

VÉLEZ DE GUEVARA tornou-se extremamente popular como autor dramático. Passou quase toda sua vida em Madrid, capital da Espanha.
Em 1652 Montalvan descreve sua produção como composta por mais de 400 peças teatrais. Entre as mais famosas está seu grande drama Reinar Después de Morir.
O drama é um poema muito tocante que descreve a história de Inez de Castro, casada secretamente com Pedro, filho de Afonso IV rei de Portugal, levada à morte com permissão do rei, por razões de Estado. O rei morre de remorsos e Pedro, então feito rei, faz coroar a esposa morta e coloca sua defunta mulher sentada no trono real. Inez reina pós a morte.
O amor de Pedro e de Inez se expressa pela arte de Vélez de Guevara com uma ternura e uma graça sem igual, sem deixar de mostrar uma viva sensação, embora um e outro personagem esteja sob a ameaça de um destino certo e tenebroso, desde o começo até o fim.
Guevara deixou numerosa produção teatral, bem como algumas composições esparsas versificadas com notável habilidade. Seus poemas estão elaborados com espírito de um mestre na arte poética e com a graça de um grande versificador dotado de clara facilidade de escrever.
A produção artística que se fez depois dos anos 1300 mostra a secularização da arte da Europa cristã, que entra na fase revolucionara moderna na formação da nova civilização industrial e cientifica. Até esses tempos a arte se dedicava aos temas religiosos, permanecendo dentro das igrejas e dos mosteiros. Notar que estamos vendo uma nova arte evoluindo pela obra produzida por novos artistas, gênios leigos, não religiosos.

AMANHÃ: Cenas de emoção e de ternura escritas com energia: Otway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário