terça-feira, 4 de setembro de 2012

0905 B BOUGUER medição do meridiano terrestre no equador e da força da gravidade


05 DE SETEMBRO: BOUGUER  cientista pioneiro na pesquisa da fotometria astronômica

BOUGUER
Pierre Bouguer
(nasceu em 1698, em Le Croisic, França; morreu em 1758, em Paris)

MATEMÁTICO ASTRÔNOMO FÍSICO FRANCÊS PESQUISADOR FUNDADOR DA FOTOMETRIA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.

Nesta quarta semana do mês o chefe é Montgolfier, com biografia no domingo que encerra a semana. Aqui são lembradas as descobertas industriais que nos tempos modernos se desenvolveram com fecundidade. A partir desses trabalhos o homem aprendeu a voar, os rios passaram a ser usados para muitas tarefas, as plantas e os animais foram sistematicamente estudados e modificados e as técnicas foram muito aperfeiçoadas. A tecnologia progrediu pelo desenvolver da ciência e com sua aplicação permitindo a submissão às leis naturais. Resultou da aplicação das leis abstratas, das regras e das normas sucessivamente estabelecidas pela leitura do livro da natureza, isto é, pelas lições da experiência obtida pelos sentidos.
O aparente domínio da natureza foi na realidade uma submissão às leis que regem cada categoria de fenômeno. A submissão é sempre a base do aperfeiçoamento. O progresso permanente não resulta do conflito, da luta ou da guerra. Resulta da cooperação entre as gerações e da solidariedade entre os vivos, movida pelo sentimento social, osentimento gregário, que Augusto Comte identificou dando-lhe o nome do neologismo altruísmo.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


PIERRE BOUGUER (1698-1758) foi um cientista precoce, capaz de substituir seu pai aos 15 anos de idade, como professor de hidrografia. Com seu gênio dedicou-se ao estudo da astronomia, à dilatação dos metais, à refração da luz, à fotometria astronômica, à ação da gravidade horizontal produzida pelas montanhas, à medição da forma e do tamanho da terra.
Tomou parte na medição do meridiano na região do equador terrestre, feita na América do Sul. A expedição sofreu dificuldades e perigos, mas foi feita com reconhecido cuidado, a medição feita na planície de Quito.
Ao mesmo tempo Bouguer fez observações sobre a dilatação e a contração dos metais por efeito da variação da temperatura, sobre o efeito da altitude sobre a refração da luz, dando novas regras práticas para a realização das medições.
Bouguer foi o pioneiro da tentativa de medir a força horizontal da gravidade provocada pela massa das montanhas. Fez também a medição da força da gravidade por meio do pêndulo em diversas altitudes. Ficou conhecido como um dos fundadores da fotometria, ou seja, da medição precisa da intensidade da luz dos objetos celestes.
Nasceu em 1698 em Croisic, onde seu pai era professor de Hidrografia. Foi um menino prodígio, com um gênio científico precoce. Aos 13 anos teria debatido em público com seu professor sobre uma questão de Matemática.
Sua biografia indica que aos 15 anos, na morte de seu pai, fez sua substituição como professor de hidrografia, depois de ser aprovado em exame público para provar sua capacidade. Morreu em 1758 deixando várias obras científicas e memórias dirigidas à Academia de Ciências.

AMANHÃ: Matemático, engenheiro, construtor naval: JEAN-CHARLES BORDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário