domingo, 28 de novembro de 2010

1129 JEFFERSON

29 DE NOVEMBRO. JEFFERSON: No epitáfio diz que escrevera a Declaração de Independência e o Estatuto da Liberdade religiosa.

JEFFERSON
Thomas Jefferson
(nasceu em 1743, em Shadwell, Virginia; morreu em 1826, em Monticello, Virginia, Estados Unidos)

ESTADISTA E FILÓSOFO AMERICANO AUTOR DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA


O Calendário Histórico mostra a evolução multimilenar do homem por meio das maiores figuras do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedeciam às normas políticas dadas pelo conhecimento com base nas crenças em divindades e passa ao saber político firme comprovado, isto é, do saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e sobre seus princípios políticos.
Nesta semana são consagrados os estadistas dos anos 1600 e 1700, séculos 17 e 18, que participaram de revoluções anteriores à Revolução Francesa. Foram movimentos de soberania popular e de igualdade que levaram políticos a demonstrar a tendência para o regime político republicano, do bem público, do povo todo. Esses estadistas seriam naturalmente conservadores ardentes, mas foram envolvidos pela força revolucionária política decorrente das novas doutrinas filosóficas libertadoras dos enciclopedistas seculares, emancipados de crenças antigas. Foram revoluções pela república, para a libertação de países dominados pelo estrangeiro ou de colônias em outros continentes.
A semana começa com Sidney da Inglaterra e termina com Cromwell, como chefe da semana.

THOMAS JEFFERSON nasceu em 1743, em Shadwell, numa nova propriedade de seu pai, Peter Jefferson, um rico fazendeiro na Virgínia. Ele iniciou seus estudos com o tutor da família, depois estudou latim e mais tarde os clássicos da Grécia e de Roma, e mais história, literatura, geografia e ciências naturais.
Jefferson era um jovem alto, magro, com um cabelo avermelhado e pele clara. Era um estudante aplicado e aprendeu a dançar e a tocar violino. Continuou seus estudos aprendendo a falar francês e italiano. Depois de estudar Direito, começou a prática da advocacia.
Ele foi eleito em 1768 para a Câmara Baixa da Virgínia, chamada de Virginia House of Burgesses. Então Jefferson começou a tomar parte ativa nos eventos que levaram à Revolução Americana de 1775 a 1783. Muitas das suas idéias de liberdade têm origem de sua experiência ao ver os colonos americanos fazerem nascer uma civilização a partir do território selvagem. Foi o fortalecimento de sua crença de toda vida na doutrina de que o cada país pode e deve ter seu próprio governo.
Jefferson tornou-se um homem de alta cultura e um hábil advogado. Passou a ter uma parte de direção nas decisões das colônias da América de lutar por sua libertação do domínio inglês.
A Revolução Americana começou com as batalhas de Lexington e Concord em abril de 1775, com as milícias de Massachusetts que pela primeira vez pegaram em armas contra as tropas britânicas. Nos congressos reunidos pelos colonos americanos, foi redigida a Declaração de Independência, escrita principalmente por Thomas Jefferson. Reunidos os representantes das 13 colônias britânicas na América, a Declaração foi aprovada em 4 de julho de 1776, que ficou sendo a data da independência americana.
A Declaração de Independência incluía a expressão das reclamações dos colonos americanos e as razões para declarar a libertação da América do domínio colonial da Inglaterra. A retórica eloqüente e seu significado político colocam a Declaração de Independência como um grande documento histórico.
A Revolução Americana pode ser vista na evolução política do ocidente como a terceira revolução protestante, a primeira tendo sido a revolução da Holanda contra o domínio da Espanha, seguida pela revolução republicana na Inglaterra. É o desenvolvimento da revolução política moderna, com a destruição dos valores medievais, do direito divino dos reis, com o poder passando para os parlamentares e para os juristas. O governo é dividido entre poderes na teoria independentes e harmoniosos. A divisão do poder determina a falta de unidade de comando, que dificulta a plena governabilidade e facilita a corrupção política. Há prejuízo para o bem público e todas as liberdades democráticas são ameaçadas. Os trabalhadores são os mais prejudicados.
Jefferson foi um ardente admirador da França. Ele disse que –
“TODO HOMEM TEM DUAS PÁTRIAS, A SUA PRÓPRIA PÁTRIA E A FRANÇA”.
Ele substituiu Benjamin Franklin como embaixador da América na França em 1784 e viu com entusiasmo o começo da Revolução Francesa.
Voltando em 1789, o presidente George Washington o fez ministro dos negócios estrangeiros. Em 1801, e depois em 1805, Jefferson foi eleito presidente dos Estados Unidos.
Jefferson morreu no Dia da Independência, em 4 de julho de 1826. Ele deixou instruções para seu enterro a ser feito em sua fazenda, em Monticello. Um monumento simples deveria marcar seu lugar de descanso. Deveria ser feito de pedra bruta, para que ninguém o destruísse para retirar material de valor.
Ele escreveu seu próprio epitáfio:
AQUI FOI SEPULTADO
THOMAS JEFFERSON
AUTOR DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA AMERICANA
DO ESTATUTO DA VIRGÍNIA PARA A LIBERDADE RELIGIOSA
E PAI DA UNIVERSIDADE DE VIRGÍNIA”.
AMANHÃ: O exemplo de perseverança e de recuperação nas derrotas, nas lutas pela liberdade: Bolivar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário