domingo, 21 de novembro de 2010

1122 COLBERT

22 DE NOVEMBRO.
Colbert: Ministro francês mais brilhante, bem sucedido, com os melhores resultados.

COLBERT
Jean-Baptiste Colbert
(nasceu em 1619, em Reims, França; morreu em 1683, em Paris)
ESTADISTA FRANCÊS MINISTRO DA RECONSTRUÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS

O Calendário Histórico mostra a evolução multimilenar do homem por meio das maiores figuras do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedeciam às normas políticas dadas pelo conhecimento com base nas crenças em divindades e passa ao saber político firme comprovado, isto é, do saber positivo, seguro, sobre o próprio homem, sobre o mundo e sobre seus princípios políticos
Esta semana começa com XIMENES e termina com RICHELIEU como chefe de semana.
Os doze estadistas indicados viveram nos anos 1500, 1600 e 1700. São os ministros, uma nova classe política. São organizadores, administradores ou financistas da nova civilização que se desenvolveu após o fim do feudalismo. Foi quando os reis deixaram de ser apenas guerreiros-chefes e tomaram funções e tarefas políticas do feudalismo e do papado, que sozinhos não conseguiam realizar. Assim se formou o novo poder político, os ministros. Eles impuseram a ordem e a paz, favoreceram a indústria e o desenvolvimento das nações. Embora alguns fossem militares, todos encorajaram a indústria para a produção de riquezas. É a semana dos grandes ministros. Ao mesmo tempo acaba o poder e a liderança dos militares medievais, os exércitos tornando-se permanentes e subordinados aos governos.

COLBERT nasceu em Reims, na França, em 1619. Foi secretário do ministro da guerra aos 19 anos de idade. Em 1651 o Cardeal Mazarin, ministro chefe do rei Luís XIV, empregou Colbert para gerir suas finanças pessoais. Mazarin, antes de morrer em 1661, recomendou Colbert ao jovem rei, para sucedê-lo.
Como conselheiro do rei, ele acusou o superintendente de finanças por desonestidade. A seção foi abolida, mais tarde Colbert sendo elevado a auditor geral de finanças em 1665 e de fato o principal ministro do país.
Deve-se notar a habilidade do governo da França nos primeiros 29 anos do reinado de Luís XIV, de 1643 a 1672, onde a sucessão do ministro chefe foi feita por indicação. Richelieu indicou Mazarin. Depois Mazarin indicou Colbert.
O programa de governo de Colbert constou da reforma do judiciário, um sistema equilibrado de impostos, liberdade de comércio, incentivo às indústrias e à agricultura, a codificação das leis, estabelecimento de uma Polícia eficaz, desenvolvimento do sistema de canais, formação de novas colônias, criação de uma marinha francesa forte. Apesar das críticas à sua regulamentação minuciosa da produção, o fato é que ele encontrou seu país quase desprovido de indústria e deixou a França de posse de numerosas indústrias que promoveram o progresso e a riqueza da nação.
Nas finanças a obra de Sully havia sido destruída. A fonte do mal, no sistema de impostos, consistia em que o clero e a nobreza estavam isentas do pagamento. Colbert, como Sully e Richelieu, desejava abolir esse privilégio, mas não tinha sido possível. A solução que ele fez foi reduzir o imposto direto, cobrindo a perda de receita com aumento dos impostos indiretos, que eram pagos por todas as classes.
Com a esclarecida administração da França por Colbert, a França fez progressos extraordinários, até que o rei Luís XIV começou a colocar todos os interesses do país em segundo plano com relação aos seus custosos projetos de guerra e de conquista.
O rei respondeu com dureza à oposição de Colbert a seus projetos de grandes despesas militares. A solução exigida pelo rei foi que Colbert teria que encontrar o dinheiro necessário, ou ele encontraria outro ministro que soubesse consegui-lo.
Os últimos anos de Colbert foram de desespero ao criar novos impostos, enquanto a prosperidade que ele havia criado declinava a seus olhos. Não demorou para que a população sofredora passasse a reclamar com razão. Colbert foi,sem dúvida, o mais bem sucedido político com resultados brilhantes para o sistema comercial da França, embora muito de seu trabalho tenha sido desfeito pelo luxo extravagante do rei Luís XIV e das numerosas guerras no estrangeiro, que arruinaram a economia durante o seu reinado.
Mas Colbert finalmente é considerado um dos maiores estadistas da história de França.

AMANHÃ: O político habilidoso expulsou os jesuítas e fez a reforma do governo da Espanha: Aranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário