terça-feira, 9 de novembro de 2010

1106 COSME DE MÉDICIS

06 DE NOVEMBRO.
Cosme de Médicis: Empresário aplicou seus lucros nas obras para o povo e para os pobres.

COSME DE MÉDICIS
Cosimo di Giovanni dei Medici, Cosimo il Vecchio, Cosimo Pater Patriae, Cosme de Medici o Velho, Cosme Pai da Pátria
(nasceu em 1389, em Florença; morreu em 1464, em Florença, Itália)
GRANDE EMPRESÁRIO FLORENTINO HÁBIL POLÍTICO

O Calendário Histórico mostra a evolução multimilenar do homem por meio das maiores figuras humanas do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedecia as normas políticas dadas pelo conhecimento que era sobre as divindades e passa ao saber político firme comprovado sobre o próprio homem e sobre o mundo e seus princípios gerais
Nesta semana da Política estão lembrados a partir da rainha Maria de Molina de Castela os estadistas italianos, espanhóis e franceses dos anos 1300, 1400 e 1500. Estabeleceram o governo central monárquico concentrado reunindo no rei os antigos poderes regionais dos barões do feudalismo. É a necessária unidade de comando no governo de um país. Com o enfraquecimento do cristianismo os reis tiraram do papa e dos padres muitas das funções religiosas. O rei Luis XI da França é o chefe da semana e a encerra.

COSME DE MÉDICI nasceu em Florença, em 1389 como um menino pobre. Seu pai havia fundado um pequeno banco em Florença, que só mais tarde se tornou o famoso Banco Médici.
O pai de Cosme, Giovanni di Bicci dei Medici, decidiu correr um grande risco, dando um empréstimo a um antigo pirata. Foi para Baldassare Cossa, o ex-pirata que havia decidido mudar de vida e tornar-se padre católico.
Baldassare subiu na hierarquia da Igreja Católica e se tornou o Antipapa João XXIII. O papa colocou os Médici encarregados de cuidar da conta papal e de administrar as finanças da Igreja. Desse modo a família Médici se tornou a mais rica família da Europa.
Cosme, com a morte do pai, herdou tanto a sua fortuna como a vocação de seu pai para os negócios. Em 1433 Cosme foi exilado de Florença por Rinando degli Albizzi. Mas a opinião pública logo mudou, e ele voltou no ano seguinte, influenciando o governo de Florença e liderando o país com o seu exemplo pelo resto de sua longa vida de 75 anos. O tempo que passou afastado de Florença, ensinou a Cosme a necessidade de acabar com as divisões políticas que resultaram no seu exílio. Para consegui-lo, com a ajuda das autoridades, promoveu as necessárias alterações da lei.
A cidade de Florença se destacava então por suas produções artísticas e pela cultura geral de seus habitantes. Destacava-se também pelo espírito de bem público de seus moradores, de seu amor pelas instituições livres e de seus esforços para apoiar as outras cidades.
Os grandes lucros que Cosme de Médici obtinha no Banco e no comércio eram largamente aplicados a obras para o povo e a ajudar os cidadãos mais pobres. Cosme foi, por grande parte de sua vida, o verdadeiro chefe político de Florença.
A constituição política da cidade era ao mais alto ponto democrática, mas isso não impedia que Cosme ou seus amigos de estarem sempre no governo. A prudência era sua qualidade dominante. Ele o provou em sua bem sucedida administração, na sua moderação e ao evitar a ostentação de riqueza. Ficou famoso como protetor e financiador da literatura e da arte.
Cosme de Médici mostrou um elevado caráter e destacado exemplo de grande empresário moderno. Mostrou por sua ação que a atividade industrial pacífica pode se conciliar com o mais completo devotamento social e mesmo com uma habilidosa ação no governo político da pátria.
Por essa razão, seus concidadãos lhe deram o título de “Pater Patriae”, Pai da Pátria, que ficou inscrito em sua sepultura.

AMANHÃ: O governo feliz e bom para o povo com justiça, boa fé e moderação: Philippe de Comines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário