sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1119 XIMENES

19 DE NOVEMBRO
Cardeal Ximenes: Estadista firme e inflexível fundou a Universidade Complutense de Madrid.

XIMENES
Francisco Ximénez de Cisneros
Gonzalo Jiménez de Cisneros
Cardinal Cisneros
(nasceu em 1436, em Torrelaguna, Castela, Espanha; morreu em 1517, em Toledo, Espanha)
CARDEAL ESTADISTA REFORMADOR DUAS VEZES REGENTE DO REINO DE ESPANHA

O Calendário Histórico mostra a evolução multimilenar do homem por meio das maiores figuras do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedecia às normas políticas dadas pelo conhecimento com base nas crenças em divindades e passa ao saber político firme comprovado, isto é, do saber positivo, seguro, sobre o próprio homem, sobre o mundo e sobre seus princípios políticos
Esta semana começa com XIMENES e termina com RICHELIEU como chefe de semana. Os doze estadistas indicados viveram nos anos 1500, 1600 e 1700. São os ministros, uma nova classe política. São organizadores, administradores ou financistas da nova civilização que se desenvolveu após o fim do feudalismo. Foi quando os reis deixaram de ser apenas guerreiros-chefes e tomaram funções e tarefas políticas do feudalismo e do papado, que sozinhos não conseguiam realizar. Assim se formou o novo poder político, os ministros. Eles impuseram a ordem e a paz, favoreceram a indústria e o desenvolvimento das nações. Embora alguns fossem militares, todos encorajaram a indústria para a produção de riquezas. É a semana dos grandes ministros. Ao mesmo tempo acaba o poder e a liderança dos militares medievais, os exércitos tornando-se permanentes e subordinados aos governos.

Gonzalo Jiménez de Cisneros nasceu em família pobre em Torrelaguna em Castela, na Espanha, em 1436. Estudou na Universidade de Alcalá de Henares e Salamanca. Em 1459 e foi para Roma para trabalhar como advogado consistorial, onde se destacou junto ao papa Pio II.
Em 1465 Gonzalo voltou para a Espanha, tornando-se em 1480 capelão em Siguenza e depois vigário-geral da diocese. Ele obteve elogioso resultado de seu trabalho e parecia estar no caminho do sucesso no clero, quando, em 1484, com 48 anos de idade decidiu tornar-se frade franciscano. Deu todos os seus bens e mudando seu nome de batismo de Gonzalo pelo nome de Francisco, entrou para a confraria de San Juan de los Reyes, recentemente fundada pelos reis Fernando e Isabel na cidade de Toledo.
Como religioso, ele voluntariamente dormia no chão duro, dobrou o número de seus jejuns e durante sua vida, mesmo nos mais altos postos do governo, sua vida foi de rigoroso e austero ascetismo. Em 1492 o arcebispo de Toledo recomendou-o para ser o confessor da rainha Isabel. Ximenes aceitou a posição, que era de grande importância política, porque a rainha tomava o aconselhamento de seu confessor não só nos assuntos particulares, mas também nos problemas do governo do país.
A severa santidade de Ximenes logo obteve grande influência sobre Isabel e em 1494 ele foi apontado como Ministro Provincial da ordem franciscana para a Espanha. A rainha secretamente pediu uma bula do papa nomeando Ximenes para a Arquidiocese de Toledo, a mais rica e de maior poder da Espanha. Com esse cargo ele se tornava o chanceler do reino de Castela.
A rainha quis fazer em pessoa um presente de surpresa com a bula papal, mas Ximenes só aceitou depois de forçado contra a vontade pela guarda real. Ele continuou mantendo uma vida simples, uma mensagem de Roma exigindo que ele vivesse com o estilo adequado ao seu cargo, e a pompa para ele passou a servir apenas para esconder seu ascetismo privado.
Em 1504 a rainha Isabel morreu. Felipe tornou-se o rei de Castela, morrendo em 1506. O rei Fernando estando em Nápoles, colocou Ximenes como regente do reino em sua ausência. Como regente, Ximenes sustou um movimento de poderosos nobres para a tomada do trono. Em agradecimento por sua lealdade, o rei Fernando promoveu-o a Grande Inquisidor para Castela e Leão, dando a ele o chapéu de Cardeal.
Em 1516 o rei Fernando morreu, deixando Ximenes como regente do reino de Castela durante a minoridade de Charles, então na Holanda, com 16 anos. Ximenes governou o país com firmeza, controlando a nobreza turbulenta de Castela. Ele fixou a sede dos tribunais em Madrid e formou um exército permanente pelo treinamento dos cidadãos de cada cidade.
Ximenes mostrou-se um forte e determinado estadista. Firme e inflexível, com uma confiança por vezes exagerada. No meio de um clero corrupto sua moral era impecável. Fundou e manteve muitas instituições de caridade na sua diocese. Deu apoio à Universidade de Alcalá de Henares, hoje a Universidade Complutense de Madrid.
O Cardeal Ximenes realizou as importantes reformas que permitiram a idade de ouro do reino da Espanha, de 1500 a 1700.
O poderoso crescimento da Espanha se deve à política do rei Fernando e do Cardeal Ximenes.

AMANHÃ: Militar e estadista incentivou a produção da nação francesa,industrializando a França: SULLY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário