segunda-feira, 6 de agosto de 2012

0813 B GRESCHAM grande comerciante inglês importante servidor da pátria



13 DE AGOSTO: GRESCHAM e a lei das moedas em economia estatizada

THOMAS GRESCHAM
Gresham, Sir Thomas Cresham
(nasceu em 1519, em Londres; morreu em 1579, em Londres)

COMERCIANTE FINANCISTA INGLÊS FUNDADOR DA BOLSA DE VALORES DE LONDRES

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

Ver em 0812 01 B  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.



SIR THOMAS GRESCHAM reuniu o tipo de grande comerciante ao de importante servidor da nação, do mesmo modo como Jacques Coeur. Nasceu de uma tradicional família de comerciantes de Norfolk, já conhecida por sua generosidade e por seus serviços e espírito público.
Depois de sua formação universitária, serviu por oito anos como vendedor numa casa comercial, reconhecendo que esse era o único meio de ganhar experiência e o conhecimento de todo tipo de mercadoria. Foi com seu pai para Flandres na Bélgica, trabalhando na venda de roupas de lã.
Em 1551 foi nomeado negociante real nos Países Baixos, em função importante, em que exercia uma forma de embaixada financeira. Deveria negociar os empréstimos, fiscalizar o crédito público no exterior e informar ao conselho real tudo que houvesse de interesse político. O que o obrigava a viajar constantemente entre Londres e Antuérpia, que era então o centro comercial da Europa.
Nos últimos anos de vida Grescham tornou-se o mais rico homem da Inglaterra. Encarregado do controle da dívida nacional no exterior, conseguiu pagá-la por meio de operações financeiras na Bolsa de Antuérpia. O princípio monetário de que
“a moeda podre expulsa a moeda boa”
é conhecido como “A lei de Grescham”. 
Essa expulsão ocorre como conseguencia do controle de preços, a moeda valorizada artificialmente se tornando preferida, tende a colocar fora de circulação a moeda de maior valor desvalorizada, por ser desprezada.
Em 1566 fundou a Bolsa de Londres. Até então os negociadores se encontravam na rua, sem ter abrigo, na Lombard Street. Foi erguido em sua honra um monumento que foi destruído mais tarde no incêndio de Londres. Seu espírito público se mostrou ao fundar o Colégio Grescham e por legar sua mansão à corporação de Londres e à Sociedade Comercial.


AMANHÃ: Primeira viagem ao redor do mundo: FERNÃO DE MAGALHÃES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário