segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0828 B WORCESTER o uso da força expansiva do vapor para elevação da água


28 DE AGOSTO: WORCESTER  a elevação contínua da água pela força do vapor

WORCESTER
Edward Somerset, 2nd Marquess of Worcester; Earl Of Glamorgan Marquez de Worcester;
(nasceu em 1601; morreu em 1667 em Londres)

NOBRE INGLÊS INVENTOR DE MÁQUINA A VAPOR E OUTROS EQUIPAMENTOS


A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mais de mil anos atrás. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.
Esta terceira semana mostra o controle dos homens sobre as forças naturais, sobretudo pelo estado do gás sob pressão e calor. Conseguido pelo conhecimento e submissão às leis naturais que regem os fenômenos. O chefe de semana é James Watt associado e seus precursores e os pesquisadores que descobertas necessárias para a invenção da máquina a vapor. Sua biografia está no domingo que encerra a semana.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


EDWARD SOMERSET (1601-1667) foi o segundo Marquês de Worcester e pai do primeiro Duque de Beaufort. Pertencia a uma família ligada ao rei, ligada ativamente às guerras da república na Inglaterra, na defesa da monarquia.
Como agente do rei Charles II na França, foi preso e encarcerado na Torre de Londres. Durante o tempo de sua prisão desenvolveu a idéia de utilizar a força expansiva do vapor. A descrição do seu invento foi publicada em sua obra de nome Century of Inventions, Século de Invenções, publicada em 1663.
O destino de sua pesquisa era de elevar a água de um nível inferior até um nível mais alto. A altura sendo maior do que aquela que a bomba comum aspirante poderia ser aplicada. O princípio da invenção consistia em fazer o vapor produzido num recipiente colocado em cima de uma fornalha recebido na superfície de um reservatório contendo a água que deveria ser elevada. Assim a água era forçada a subir através de um tubo levando ao reservatório superior.
O vapor era recebido alternativamente em dois reservatórios por meio de um regulador, de modo que enquanto o vapor agia sobre a água num deles, o outro podia receber outra quantidade de água. Dessa maneira a água se elevava continuamente através da tubulação.


AMANHÃ: Descobridor do gás carbônico e do calor latente: o médico, físico e químico Joseph Black.

Nenhum comentário:

Postar um comentário