terça-feira, 28 de agosto de 2012

0830 B FULTON engenheiro fez a industria naval com a invenção do navio a vapor


30 DE AGOSTO. Fulton: inventor americano em projetos inovadores para a navegação

FULTON
Robert Fulton
(nasceu em 1765, na Pensilvânia, Estados Unidos; morreu em 1815, em Nova York, N.Y.)

MECÂNICO INVENTOR E ARTISTA FABRICANTE DO NAVIO A VAPOR COMERCIAL


A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.
Esta terceira semana mostra o controle dos homens sobre as forças naturais sobretudo pelo estado do gás sob pressão e calor. Conseguido pelo conhecimento e submissão às leis naturais que regem os fenômenos. O chefe de semana é James Watt associado e seus precursores e os pesquisadores que descobertas necessárias para a invenção da máquina a vapor. Sua biografia está no domingo que encerra a semana.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


ROBERT FULTON (1765-1815) foi um fecundo inventor, produzindo um moinho par cortar e polir o mármore e uma máquina para a fabricação de cordas. Finalmente se dedicou ao aperfeiçoamento da navegação a vapor. Transformou a invenção do navio a vapor do estágio experimental para a fase de sucesso comercial. Projetou também um submarino e o navio de guerra a vapor.
Procurou proclamar-se como inventor do navio a vapor, apesar de enviar uma carta em que dá a Jouffroy a autoria da invenção.
Inicialmente aprendeu a profissão de joalheiro, que deixou para o estudo da pintura com Sir Benjamin West, na Inglaterra. Dedicou-se a projetos de engenharia com projetos inovadores. Publicou em 1796 um tratado sobre o aperfeiçoamento da navegação propondo o uso de planos inclinados nos canais navegáveis no lugar de eclusas.
Na França recomendou o uso de submarinos para o ataque aos navios de guerra. O governo francês tendo rejeitado sua proposta, foi à Inglaterra continuando em seu projeto do submarino. Voltou à América para construir um submarino que chamou de dragon, nautilus ou torpedo. Morreu em Nova York em 1815 aos 50 anos de idade.

AMANHÃ: O primeiro a solidificar um gás, o gelo seco: THILORIER no Calendário Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário