segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0820 B WHEATSTONE físico e inventor inglês criou o telégrafo automático


20 DE AGOSTO. WHEATSTONE: a ponte para medida precisa da resistência elérica

WHEATSTONE
Wheatstone, Sir Charles
(nasceu em 1802, em Gloucester, Inglaterra; morreu em 1875, em Paris)

AUTODIDATA INVENTOR E FÍSICO PROFESSOR NA UNIVERSIDADE DE LONDRES

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta segunda semana estão os representantes dos que desenvolveram o emprego de materiais para obter máquinas úteis ou peças artísticas. Vaucanson é o chefe da semana. Ele mostrou extraordinária habilidade em criar autômatos, máquinas que imitam o movimento e funções de um ser vivo, animado.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

CHARLES WHEATSTONE nasceu em Gloucester em 1802. Seu pai era fabricante de instrumentos de música em Londres e por vários anos o filho seguiu a profissão do pai e demonstrou notável habilidade.
Consagrou suas horas livres para imaginar um mecanismo para o estudo das leis do som, na Acústica. Sua principal participação foi na invenção do telégrafo que o tornou conhecido. Foi também o popularizador da Ponte de Wheatstone, equipamento que faz a medição precisa da resistência elétrica.
Recebeu por herança a fábrica de instrumentos em 1823. Inventou a Concertina, um tipo de acordeão pequeno. Inventou também o estereoscópio, que permite observar gravuras nas três dimensõeSua principal participação foi na invenção do telégrafo que o tornou conhecido. Foi também o popularizador da Ponte de Wheatstone, equipamento que faz a medição precisa da resistência elétrica.
Recebeu por herança a fábrica de instrumentos em 1823. Inventou a Concertina, um tipo de acordeão pequeno. Inventou também o estereoscópio, que permite observar gravuras nas três dimensões, ainda usado para o estudo de lâminas de raios-X e fotografias aéreas.
Autodidata no estudo da ciência, foi nomeado professor de Filosofia Experimental na Universidade de Londres. Fez parte das sucessivas invenções que produziram o telégrafo moderno dos anos 1830 em diante. A descoberta da eletricidade estática no século anterior e de sua propagação através de fios metálicos sugeriu o pensamento de seu uso como um meio para conduzir sinais a longas distâncias.
As descobertas de Volta em eletricidade dinâmica permitiu novos progressos. A descoberta das propriedades magnéticas da corrente elétrica finalmente permitiu a produção do telégrafo na prática.
Wheatstone tornou-se notável ao inventar um novo telégrafo automático capaz de transmitir 400 palavras por minuto. A Ponte de Wheatstone inventado pelo matemático Samuel Christie foi popularizada por ele para a medição da resistência elétrica, então importante para a telegrafia submarina.
Em 1868 recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico, passando a ser chamado Sir Charles Wheatstone.

AMANHÃ: PIERRE LEROY aperfeiçoamento do cronômetro para a navegação marítima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário