segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0821 B PIERRE LEROY original construção do cronômetro naval de alta precisão


21 DE AGOSTO: PIERRE LEROY  o uso de molas em espiral e escapamento no relógio

PIERRE LEROY
Pedro Leroy, Le Roy, Pierre
(nasceu em 1717, em Paris; morreu em 1785, em Vitry, Paris)

RELOJOEIRO MAIS FAMOSO DA FRANÇA E O DESENVOLVIMENTO DO CRONÔMETRO

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta segunda semana estão os representantes dos que desenvolveram o emprego de materiais para obter máquinas úteis ou peças artísticas. Vaucanson é o chefe da semana. Ele mostrou extraordinária habilidade em criar autômatos, máquinas que imitam o movimento e funções de um ser vivo, animado.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

PIERRE LEROY (1717-1785), filho do relojoeiro Julien Leroy, nasceu em Paris em 1717. Foi educado para exercer a profissão de seu pai.
A determinação precisa da hora é de grande importância para a localização do navio no mar, quando usava a navegação pelas estrelas. Porque a posição relativa do céu varia de acordo com a passagem do tempo, indicando a longitude do lugar. Um relógio marítimo fabricado por Pierre Leroy que serviu no mar com muita precisão foi apresentado à Academia de Ciências de Paris.
O isocronismo do aparelho foi obtido pelo uso de molas em espiral, pela invenção de um novo escapamento e pelo aperfeiçoamento dos relógios de bolso e dos demais equipamentos de medição do tempo. O escapamento é um conjunto de peças que deixa a mola que move o relógio se desenrolar lentamente, ao mesmo tempo movendo o ponteiro das horas e de minutos por meio de engrenagens. A mola em espiral é que aciona o balanço do escapamento. O balanço substitui a oscilação do pêndulo usado nos relógios de parede.
Apresentou importantes memórias à Academia, que foram publicadas em Les Etrennes Chronométriques pour l’année – As Novidades Cronométricas para o ano, apresentadas em forma de almanaque, de histórico da arte. São descritas em oito partes que tratam da divisão do tempo; as divisões artificiais do calendário; da cronologia; dos instrumentos próprios à medição do tempo e de seus usos; dos relógios de bolso e de pêndulo; sobre os modos de regular a medição natural do tempo e finalmente os progressos da relojoaria nos anos 1500, ou seja, no século XVI.
Leroy morreu em Vitry-sur-Seine, subúrbio de Paris, em 1785.

AMANHÃ: GRAHAM construtor de instrumentos de astronomia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário