segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0815 B BRIGGS cálculo de 30 mil logarítmos de 14 algarismos junto com um índice

15 DE AGOSTO: BRIGGS cálculos aritméticos mais rápidos com logaritmos em astronomia

HENRY BRIGGS
(nasceu em 1561, em Halifax, Inglaterra; morreu em 1631, em Oxfordshire)

MATEMÁTICO INGLÊS ESCRITOR CIENTÍFICO CRIOU O NOVO CÁLCULO DOS LOGARITMOS

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

Ver em 0812 01 B  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


HENRY BRIGGS foi professor de Física e Geometria no Colégio Grescham por 20 anos. Em 1616 tornou-se professor de Anatomia em Oxford e foi ligado ao Colégio de Morton, onde morreu em 1631. Seu corpo repousa na capela do Colégio.
Escreveu sobre vários temas de Matemática e de Astronomia e numa de suas cartas, em 1615 afirma que se ocupava da nobre “invenção dos logaritmos”, descoberta no ano anterior por John Napier.
Briggs visitou por duas vezes Napier, em parte para lhe expressar sua admiração e reconhecimento e também para lhe sugerir um importante melhoramento na construção da Táboa de Logaritmos, por meio da adoção do número 10 como base. Claramente se baseia nas sugestões recebidas na entrevista com Napier, como explica em seu tratado “Aritmetica logarithmitica”.
Na segunda entrevista com Napier, em 1616, Briggs produziu um espécime do novo modo de cálculo publicado em 1617 com o título de “Logarithmorum Chilias Prima”.
Foi em seu tratado “Aritmetica logarithmitica” publicado três anos depois de sua morte que publicou os logaritmos de 30 mil números naturais de 14 algarismos junto com um Índice.
A inovação feita por Briggs realizou a aceitação geral dos logaritmos por toda a Europa. O emprego dos logaritmos facilitou o trabalho dos matemáticos, astrônomos e de outros estudiosos em seus cálculos.


AMANHÃ: Restituição do mérito de suas descobertas a Hiparco, antes atribuídas a Ptolomeu: DELAMBRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário