segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0816 B DELAMBRE astrônomo restituiu a Hiparco o mérito por suas descobertas


16 DE AGOSTO: DELAMBRE  prodigiosa pesquisa astronômica e filosófica

DELAMBRE
Delambre, Jean-Baptiste-Joseph
(nasceu em 1749, em Amiens, França; morreu em 1822, em Paris)

MATEMÁTICO E ASTRÔNOMO FRANCÊS PRODUZIU NOVAS TÁBOAS ASTRONÔMICAS

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

Ver em 0812 01 B  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

DELAMBRE tornou-se famoso astrônomo, embora tenha começado o estudo da Astronomia somente após completar 35 anos de idade. Estudou com Jérôme Lalande (1732-1807) astrônomo de quem se tornou amigo, tendo colaborado nas obras científicas do mestre.
Oito anos após a descoberta do planeta Urano, em 1790, Delambre publicou as táboas astronômicas desse astro. Urano então tinha completado apenas uma parte de sua trajetória anual em torno do sol, com duração de 85 anos. As taboas permitiam o calculo das posições do planeta, eclipes e outras informações.
Delambre construiu também as táboas de Saturno e de Júpiter e seus satélites. Com a elaboração dessas obras ao lado de outros tratados foi convidado a membro do Instituto de França.
A partir de 1792 até 1799 fez a mensuração do arco do meridiano de Barcelona a Dunkerque e publicou os resultados na sua Base do Sistema Métrico de 1806 a 1810. Ao entrar para o Bureau de Longitudes, foi nomeado em 1802 como inspetor de estudos e no ano seguinte secretário perpétuo da classe de ciências matemáticas.
Publicou sua “História da Astronomia”, uma obra de prodigiosas pesquisas e também de valor filosófico. O mais importante de seus resultados é de ter restituído a Hiparco a honra que lhe é devida por suas descobertas, que. por séculos tinham sido atribuídas a Ptolomeu.
Delambre se destacou como secretário perpétuo do Instituto de França pela justeja e pela elegância de seus “Elogios”.


AMANHÃ:O maior explorador holandês: TASMAN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário