segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0817 B TASMAN explorador holandês para a descoberta e posse de novos territórios


17 DE AGOSTO: TASMAN  maior navegador holandês na conquista das Índias Orientais

TASMAN
Tasman, Abel Janszoon
(nasceu cerca de 1600, na Holanda; morreu em 1661

NAVEGADOR HOLANDÊS DESCOBRIDOR DA NOVA ZELÂNDIA E DA TASMÂNIA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

Ver em 0812 01 B  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

TASMAN entrou no serviço da Companhia Holandesa da Índias Orientais que havia sido fundada em 1602. Gradualmente a Holanda tomou a supremacia comercial e suplantou os espanhóis e os portugueses tomando o controle do comércio no oceano índico, nas Índias Orientais.
Os holandeses procuravam então tomar conhecimento do território ainda desconhecido da Austrália, cujas costas já tinham sido exploradas em vários pontos. Essa exploração foi feita para possibilitar a colonização de territórios pelo comércio e pela a guerra. Para esse fim várias empresas comerciais se formaram na Europa do Ocidente por comerciantes e governos durante os anos 1600 e 1700, séculos XVII e XVIII, para intensificar o comércio com as Índias Orientais. A região do Oceano Índico era assim chamada, ao passo que a América e a África eram conhecidas como as Índias Ocidentais.
Em 1641 Tasman, que pouco tempo antes tinha tomado parte em viagens no Oceano Pacífico, recebeu de Van Diemen, governador das Índias Holandesas, o comando de uma expedição encarregada de fazer o reconhecimento da costa australiana e de verificar sua extensão. Durante essa viagem, que durou um ano, descobriu a terra de Van Diemen, depois conhecida como Tasmânia. Descobriu também a Nova - Zelândia.
Em 1643 Tasman foi encarregado de outra expedição em que, viajando ao longo da costa ao norte e ao noroeste, confirmou a continuidade da ilha-continente da Austrália. O diário das viagens de Tasman não foi publicado, para manter suas descobertas fora do alcance dos navegadores rivais. Foram estabelecidas Companhias para as Índias Orientais também pela Dinamarca, Inglaterra e França, autorizadas a tomar posse dos territórios, legislar, cunhar moeda, fazer tratados, fazer a guerra e administrar a justiça.
A atividade de conquista tinha objetivos comerciais então em competição entre países europeus. Foram conquistas feitas com lutas sangrentas e roubo contra populações mais atrasadas. Mas resultou na posse pela sociedade humana de territórios desconhecidos e de expansão da civilização européia, então a mais adiantada do mundo.
O julgamento dessa atividade de guerra depende da referência que é adotada. No ponto de vista das populações agredidas e espoliadas essa conquista foi cruel e desumana.
Na avaliação referida ao progresso da civilização foi uma etapa na evolução social da raça humana. Nessa ocasião se completa o conhecimento do planeta terra e sua incorporação à civilização da modernidade.
Aos nossos antepassados devemos imensa gratidão por seus esforços nessa arriscada tarefa realizada em longas viagens em ambiente desconhecido quase sempre hostil.

AMANHÃ: O herói do descobrimento do Novo Mundo: Colombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário