segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0827 B BOYLE descobre a lei abstrata constante do volume e pressão dos gases


27 DE AGOSTO: BOYLE  experimentação físico mecânica da elasticidade dos gases

BOYLE
Robert Boyle
(nasceu em 1627, em Lismore, na Irlanda; morreu em 1691, em Londres)

NOTÁVEL SÁBIO IRLANDÊS QUÍMICO E FILÓSOFO DA NATUREZA PESQUISADOR DOS GASES


A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.
Esta terceira semana mostra o controle dos homens sobre as forças naturais sobretudo pelo estado do gás sob pressão e calor. Conseguido pelo conhecimento e submissão às leis naturais que regem os fenômenos. O chefe de semana é James Watt associado e seus precursores e os pesquisadores que descobertas necessárias para a invenção da máquina a vapor. Sua biografia está no domingo que encerra a semana.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


ROBERT BOYLE (1627-1691) realizou o estudo sistemático das leis da pressão atmosférica. Em 1660 publicou suas experiências físico-mecânicas sobre a elasticidade do ar e de seus efeitos.
Utilizou mercúrio em tubo de vidro para demonstrar que o ar contido no tubo mostrava redução de volume na proporção do aumento da pressão. Ou seja, o volume do ar comprimido variou na razão inversa da pressão. Ou seja, quanto maior a pressão, menor o volume do ar comprimido sempre em proporção aritmética.
Essa lei ficou conhecida como a Lei dos gases de Boyle-Mariotte, uma vez que os dois cientistas fizeram sua descoberta ao mesmo tempo. Foi verificado que a lei é válida para todos os gases, embora tenha sido estudada usando o ar atmosférico.
É importante notar que todas as leis científicas no campo abstrato das relações entre os fenômenos têm sua aplicação verificada com certeza somente dentro dos limites pré-estabelecidos. Em pressões muito altas, próximas ao ponto em que os gases passam ao estado líquido, a lei dos gases não é mais válida.
Notar que somente com o raciocínio abstrato, sobre os fenômenos que acontecem nos seres concretos, é que se pode descobrir as leis científicas constantes sem exceções em todos os campos do saber. Válidas também para as ciências humanas, na Sociologia abstrata e na Psicologia abstrata.
A razão concreta, no estudo descritivo dos seres, das coisas, é mais simples, mas não permite a descoberta das tendências constantes que possam existir entre as propriedades dos seres, entre os fenômenos que ocorrem nos seres. No raciocínio concreto, sobre os objetos, sobre os seres, só podem ser feitas regras práticas. E toda regra tem sua exceção, não sendo constante nem geral, válida para todos os seres. Como no caso da Sociologia descritiva aplicada concreta e da Psicologia aplicada e da psicanálise.
Robert Boyle era filho de Richard, Conde Cork. Demonstrou uma capacidade mental muito precoce, começando o estudo da álgebra como disciplina mental. Viajou pela Europa continental, fixou-se em Londres em 1645, acompanhando as primeiras sessões da Sociedade Filosófica. Entre 1652 e 1653 estudou anatomia em Dublin, indo para Oxford em 1654.
Boyle não se limitou apenas no estudo da ciência. Foi um brilhante lingüista e ardente teólogo. Foi admirado por sua contribuição no estudo do fogo, do ar, da água, dos animais, dos vegetais, dos fósseis. Morreu em Londres em 1691.

AMANHÃ: WORCESTER e a máquina a vapor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário