segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0826 B TORRICELLI sábio italiano na medição da pressão do ar sobre a terra


26 DE AGOSTO. Torricelli:  descobertas em matemática, astronomia e física

TORRICELLI
Evangelista Torricelli
 (nasceu em 1608, na Romagna, Itália; morreu em 1647 em Florença)

SÁBIO MATEMÁTICO ASTRÔNOMO E FÍSICO ITALIANO INVENTOR DO BARÔMETRO


A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.
Esta terceira semana mostra o controle dos homens sobre as forças naturais sobretudo pelo estado do gás sob pressão e calor. Conseguido pelo conhecimento e submissão às leis naturais que regem os fenômenos. O chefe de semana é James Watt associado e seus precursores e os pesquisadores que descobertas necessárias para a invenção da máquina a vapor. Sua biografia está no domingo que encerra a semana.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


EVANGELISTA TORRICELLI (1608-1647) demonstrou a existência da pressão atmosférica que a camada de ar exerce sobre a superfície da terra. A pressão atmosférica resulta do peso do ar, permanentemente mantido sobre o planeta pela atração terrestre. Demonstrou que essa pressão é capaz de manter colunas de diferentes líquidos a alturas que são inversamente proporcionais a suas densidades. Ou seja, a altura da coluna do líquido é mais alta se a densidade do líquido for menor. Descobriu também a lei do equilíbrio dos sólidos, na determinação do centro de gravidade.
Nasceu em Faenza, na Itália, em 1608. Seu tio que era monge lhe ensinou o grego e o latim. Dedicou-se com assiduidade ao estudo das ciências, que aprendeu sem mestre. Escreveu um Tratado sobre o Movimento muito admirado por Galileu, a tal ponto que foi convidado a morar com ele e tornar-se seu secretário em 1641.
O Gran-Duque de Florença lhe deu o título de Matemático Ducal e lhe prometeu a cadeira de professor na Universidade de Florença. Continuou suas experiências e suas descobertas em matemática, física e astronomia até que teve morte prematura em 1647 com a idade de 39 anos.
Em todos os campos da ciência mostrou-se um competente discípulo de Galileu de quem explicitou e enriqueceu as doutrinas com novas descobertas. Torricelli foi o primeiro a demonstrar o peso do ar por meio do mercúrio colocado em tubo de vidro, de que resultou o barômetro em 1643. A pressão atmosférica varia ao longo dos dias sendo indicada pela variação da altura da coluna de mercúrio. Era muito hábil na fabricação de lentes para telescópios, um instrumento que aperfeiçoou. Foi o primeiro a fazer microscópios de grande potência usando pequenos globos de vidro formados a partir de tubos soprados.


AMANHÃ: Os segredos do fogo, do ar, da água, dos animais, dos vegetais: BOYLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário