sábado, 25 de agosto de 2012

0814 B MAGALHÃES almirante português da primeira viagem ao redor do mundo


14 DE AGOSTO: MAGALHÃES águas desconhecidas nunca navegadas do Oceano Pacífico.

FERNÃO DE MAGALHÃES
Hernando De Magallanes; Magellan, Ferdinand
(nasceu em 1480, no Porto, Portugal; morreu em 1521, nas Filipinas)

NAVEGADOR PORTUGUÊS DESCOBRIU O CAMINHO DO ATLÂNTICO PARA O PACÍFICO

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

Ver em 0812 01 B  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


FERNÃO DE MAGALHÃES nasceu no Porto, em Portugal, de nobre família. Foi educado no palácio da rainha Eleonora, mulher do rei D. João II. Serviu sob o comando de Albuquerque, o maior dos vice-reis portugueses da Índia.
Ao voltar a Portugal, não obtendo o reconhecimento de seus direitos, emigrou para Sevilha, na Espanha, em 1517. Conseguiu o comando de uma frota espanhola com as instruções para viajar na direção do oeste, no Atlântico em trabalho de descobrimento de novas terras.
Magalhães partiu em 1519, indo das ilhas Canárias até o Brasil, onde percorreu a costa passando pelo Rio de Janeiro, Rio da Prata e em seguida através do Estreito que tomou o seu nome, avançando pelas águas desconhecidas nunca antes navegadas do Oceano Pacífico.
Chegou às ilhas Filipinas em 1521. Seu biógrafo Pigafetta, membro da expedição, o chamou de “nosso espelho, nossa luz, nosso apoio, enfim nosso verdadeiro guia”. Em combate com os habitantes do local morreu na ilha de Matan.
A frota continuou sua rota até Borneo e depois até as ilhas Molucas. Reduzida a frota a dois navios, um retornou pelo Estrito de Magalhães, e o outro pelo Cabo da Boa Esperança. O retorno pela África completou a primeira viagem em volta ao mundo por mar.
Desse modo Magalhães destruiu a crença de que a América fizesse parte de um grande continente que se estendesse até o pólo sul. O que fez foi provar que o Estreito de Magalhães que descobrira era de fato a passagem possível do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico.


AMANHÃ: A táboa de logaritmos de base decimal: HENRY BRIGGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário