segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0822 B GRAHAM inventor criou novos instrumentos na cronometria e na astronomia


22 DE AGOSTO: GRAHAM a medição precisa dos tempos na ciência e na indústria

GRAHAM
George Graham
(nasceu em 1674, em Cumberland, Inglaterra; morreu em 1751, em Londres)

DESTACADO CONSTRUTOR DE INSTRUMENTOS, RELOJOEIRO E INVENTOR INGLÊS

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.
Nesta segunda semana estão os representantes dos que desenvolveram o emprego de materiais para obter máquinas úteis ou peças artísticas. Vaucanson é o chefe da semana. Ele mostrou extraordinária habilidade em criar autômatos, máquinas que imitam o movimento e funções de um ser vivo, animado.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


GEORGE GRAHAM (1674-1751) inventou muitos instrumentos. Em astronomia esses equipamentos contribuíram muito ao avanço da ciência. O grande círculo mural do observatório de Greenwich feito por Halley sob o projeto e direção de Graham. O setor do circulo por meio do qual Halley descobriu os movimentos das estrelas fixas é de sua invenção e de sua execução. Ele colocou todo o sistema planetário no espaço de um pequeno gabinete e todos os planetários modernos são construídos seguindo esse modelo.
Quando os membros da Academia de Ciências partiram da França para fazer a medição, no norte, o tamanho de um grau do meridiano, foi Graham que lhes forneceu os instrumentos. Mas a mais destacada invenção de Graham foi o seu pêndulo com o uso do mercúrio. O tempo marcado pelo movimento do pêndulo variava muito pela variação de seu comprimento com a alteração da temperatura ambiente. A invenção foi colocar um recipiente com mercúrio ligado à haste de aço do pêndulo de modo que a dilatação da haste era exatamente compensada pela elevação do mercúrio no recipiente. O tempo de oscilação do conjunto se tornava, então sempre constante. Sua sugestão do uso de dois metais sólidos, de coeficientes de dilatação diferentes poderia fazer também essa compensação. Coube a John Harrison (1693-1776) realizar o aperfeiçoamento.
O escapamento do mecanismo de relógio foi aperfeiçoado por Graham, sendo importante em cronometria. O progresso na fabricação dos instrumentos para a medição precisa dos tempos foi muito importante tanto na ciência como na técnica industrial.
Graham nasceu em Horsgill, Cumberland, em 1674. Estudou como aprendiz com o célebre relojoeiro Thomas Tompion. Progrediu rapidamente inventando nova aparelhagem científica. Morreu em 1751 em Londres, com a idade de 76 anos e mesmo sendo Quaker teve a honra de ter sepultura na Abadia de Westminster.

AMANHÃ: JACQUART e a mecanização da tecelagem de desenhos complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário