segunda-feira, 27 de agosto de 2012

0823 B JACQUART inventor do tear automático de rendas e padrões complexos


23 DE AGOSTO: JACQUART a automação dos teares por controle com cartões perfurados

JACQUART
Joseph-Marie Jacquart
(nasceu em 1752, em Lyon, França: morreu em 1834, em Oullins, França)

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.
Nesta segunda semana estão os representantes dos que desenvolveram o emprego de materiais para obter máquinas úteis ou peças artísticas. Vaucanson é o chefe da semana. Ele mostrou extraordinária habilidade em criar autômatos, máquinas que imitam o movimento e funções de um ser vivo, animado.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


JACQUART (1752-1834) [diga ja kár’]  desenvolveu equipamentos de produção de tecidos durante a revolução técnica da indústria com a invenção de cartões perfurados. Seu tear automático tornou-se o protótipo do primeiro computador mecânico.
O nome do inventor ficou conhecido em todo o mundo com a sua invenção, chamada de O TEAR JACQUART. O desenho do tecido a ser produzido é colocado em cartões de papelão grosso perfurado, que controlavam o movimento de ganchos e agulhas no movimento dos fios do tear. Desse modo padrões complicados de rendas podem ser fabricados em grande velocidade, automaticamente. Teares JACQUART modernos são usados até nossos dias.
A técnica de manter guardada a informação em cartões perfurados foi usada em outros tipos de máquinas. Os computadores do início do processamento de dados usavam cartões dessa maneira.
Notar que os cartões perfurados foram usados no processamento de dados até recentemente, substituídos gradualmente a partir do ano 1950 pela gravação de dados em sistemas de estocagem magnética em fitas, a gravação em fitas de plástico.
Joseph-Marie Jacquard nasceu em Lyon em 1752. De origem modesta começou a vida fazendo chapéus de palha. Sua criatividade e habilidade mecânica só veio a se desenvolver na idade adulta. Quando leu uma tradução de folheto inglês que oferecia uma recompensa a quem fabricasse uma máquina que produzisse tecidos de renda, chamou a atenção das autoridades locais. Foi chamado a Paris e colocado no Conservatório de Artes e Ofícios. Foi quando começou o estudo do tear e a pesquisar até construir sua bem sucedida invenção.
Morreu em 1834 em Oullins, onde teve sua estátua erigida em reconhecimento a seus inventos.

AMANHÃ: Capaz de inventar qualquer coisa, até o seu acabamento: Nicolas-Jacques de Conté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário