segunda-feira, 30 de julho de 2012

0812 03 B CHARDIN a descrição da língua história e costumes do oriente


12 DE AGOSTO: CHARDIN e sua capacidade no estudo do caráter de um povo
O grande viajante no Oriente: no Calendário Histórico.

CHARDIN
Jean Chardin, Sir John Chardin
(nasceu em 1643, em Paris; morreu em 1713, em Londres)

GRANDE RESPEITADO VIAJANTE ESCRITOR FRANCÊS ORIENTALISTA


A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Desde antiguidade o comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com as perdas e com os lucros do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. O lucro no capitalismo é o pagamento do risco. No século XI na Europa ocidental a industria moderna foi instituída formando o sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

Ver em 0812 01 B   O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

JEAN CHARDIN tornou a Pérsia a primeira e a mais conhecida das nações orientais. Sua obra do maior valor para o estudo do Oriente tem o nome de Voyage en Orient – Viagem ao Oriente é recomendada até hoje para leitura.
Chardin demonstrou a faculdade de reconhecer por uma rápida inspeção o caráter de um povo. Assim assegurou uma superioridade incontestada nesse ramo da literatura.
A escrita cuneiforme usada na Pérsia não tinha sido traduzida quando Chardin publicou em 1621 vários grupos de caracteres persas em forma de cunha. Ele indicou que as inscrições sempre estavam em grupos de três colunas paralelas. Posteriormente, em 1777 o alemão Carsten Niebuhr descobriu que eram inscrições feitas em três línguas diferentes, em persa, elamite e babilônico, para que as leis fossem conhecidas em três países do domínio do rei Dario I.
Jean Chardin nasceu em Paris em 1643 de uma família protestante. Foi educado por seu pai na profissão de joalheiro. Aos 20 anos de idade fez uma viagem comercial ao Oriente, onde passou três anos, principalmente na Pérsia.
Voltando à Europa, reconheceu os obstáculos à sua religião, resolveu voltar para o Oriente onde a profissão de comerciante era honrada ao ponto de ser praticada até pelos reis. Na Pérsia passou vários anos na corte do rei Soliman III, visitando todas as partes do reino, reunindo ao trabalho de comerciante o estudo da língua, da história e dos costumes dos habitantes locais.
Em retorno para a Europa fixou-se em Londres, onde foi nomeado Cavaleiro pelo rei Charles II e joalheiro da corte real. No ano seguinte foi eleito membro da Sociedade Real. Em 1683 foi enviado como agente da Companhia das Índias Orientais Inglesas para Hague e Amsterdam. Em 1686 publicou seu livro Voyage en Orient.


AMANHÃ: Comerciante internacional fundador da Bolsa na Inglaterra: THOMAS GRESCHAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário