terça-feira, 3 de julho de 2012

0702 B PEDRO DAMIÃO esforço violento e fanático na disciplina do sacerdócio


02 DE JULHO PEDRO DAMIÃO: cardeal violento na linguagem do zelo pela moralidade

PEDRO DAMIÃO
Pierre Damien; Damian, Saint Peter; San Pier Damiani
(nasceu em 1007 em Ravena, Itália; morreu em 1072 em Faenza, Itália)

CARDEAL DE ÓSTIA, DOUTOR DA IGREJA CATÓLICA REFORMADOR NO SÉCULO XI

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Na terceira semana o tipo principal é Inocêncio III, que se colocou entre os mais nobres e enérgicos papas. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0617 1 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.

PEDRO DAMIÃO, Cardeal e Doutor da Igreja, Santo, nasceu de uma família nobre, mas pobre. Tornou-se um poderoso reformador da disciplina sacerdotal católica.
Sua vida foi um esforço violento, constante e fanático para extirpar a simonia, a mundanidade e a imoralidade no clero. É chamada simonia a venda não autorizada de coisas sagradas, como sacramentos, indulgências ou de cargos e benefícios eclesiásticos. Damien reprovava o casamento ou o concubinato dos padres com um ardor na invectiva que se diria que era inspirada pelo furor.
Com a disciplina de um eremita e rígido observador do evangelho, Damião foi um dos principais autores da reforma da Igreja Católica nos anos 1000, século XI. Junto com Hildebrando, o papa Gregório VII, ele foi o fundador real da regra do celibato para o sacerdócio secular. Em missões sucessivas obteve dos papas a repressão dos abusos da Igreja tornando-se o apoio vigoroso da unidade e da disciplina do papado.
Suas obras, mesmo escritas com a violência frenética na linguagem, permanecem monumento de zelo sincero para a pureza e a retitude.
Logo que lhe foi permitido de abandonar a vida pública, Damião se retirou para sua ermida continuando seus rigores religiosos ascéticos. Morreu em 1072 com a idade de 84 anos em Faenza, onde é ainda honrado com uma comemoração anual.

AMANHÃ: Heróis da vitoriosa Primeira Cruzada deram graças a seu inspirador:Pedro o Eremita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário