segunda-feira, 30 de julho de 2012

0809 B GESSNER poeta lírico suíço do estilo rococó com graça leveza e colorido suave



09 DE AGOSTO: Salomon Gessner o iluminismo laico naturaliza a arte barroca religiosa


GESSNER
Salomon Gessner
(nasceu em 1730, em Zurich; morreu em 1788, em Zurich)

POETA LÍRICO DA SUÍÇA PINTOR GRAVADOR NA ARTE PASTORAL IDÍLICA SENTIMENTAL

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução sem a unanimidade cristã da Idade Média. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
Nesta quarta semana a poesia dos sentimentos domina a semana. Aqui estão os líricos, os místicos, panteístas, os poetas da mente humana em todas as suas manifestações e suas emoções, desde Tomás de Kempis e Bunyan até Byron Shelley.
Ver em 0715 1 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


SALOMON GESSNER era pintor de profissão e suas produções sobre tela ou poesias em versos foram muito apreciados. São idílios pastoriais clássicos em voga no meio dos anos 1700, século XVIII. Seus poemas datam de 1751 até 1762. Era o século das luzes, do iluminismo quando se desenvolve o estilo rococó, mais leve, sem os excessos do barroco, com graça e colorido suave. O rococó se torna um novo estilo na arte.
Gessner teve uma grande popularidade em sua época; um movimento em favor do idílio sentimental que, muitas vezes, precedeu as grandes revoluções sociais. Pertenceu completamente a essa escola e não teve participação na revolução literária que iria acontecer, com a divulgação da dúvida idealizada.
Gessner tinha uma editora que publicava seus livros ilustrados com suas próprias e excelentes gravuras. Era também membro do Conselho local e supervisor das florestas.
Sua produção mais famosa incluiu a pastoral em prosa Idyllen e o poema épico Der Tod Abels – A Morte de Abel. Suas obras escritas em alemão foram traduzidas em mais de 15 línguas, entre elas para o inglês, holandês, português, espanhol, sueco, tcheco, latim e para o hebraico, sendo admiradas por toda parte. Tornou-se um dos mais importantes representantes do rococó literário.


AMANHÃ: A poesia revolucionária em Shelley e Elisa Mercoeur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário