quinta-feira, 19 de julho de 2012

0724 B REMBRANDT telas cheias de emoção mistério simpatia e imaginação profunda


24 DE JULHO. REMBRANDT:  contraste claro-escuro, como chefe da escola holandesa

REMBRANDT
Rembrandt Harmenszoon van Rijn
(nasceu em 1606 em Leiden, Holanda; morreu em 1669, em Amsterdam)

RENOMADO PINTOR CHEFE DA ESCOLA HOLANDESA MESTRE DO EFEITO CHIAROSCURO

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A segunda semana tem Rafael como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e de escolas artísticas opostas.

Ver em 0715 01 B    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


REMBRANDT era o sexto filho de um rico dono de moinhos de Leiden, na Holanda. Estudou na Universidade de Leiden e recebeu ali e em Amsterdam e em Haarlem suas primeiras lições artísticas.
Fixou-se em Amsterdam em 1630 e começou uma carreira independente como pintor. Nessa cidade viveu até sua morte em 1669. Sua primeira mulher lhe trouxe uma grande fortuna e uma felicidade até que ela morreu em 1642. A seguir Rembrandt perdeu sua grande fortuna, sendo declarado em falência em 1656, quando se casou pela segunda vez. Nos últimos anos de sua vida esteve em completa miséria, no esquecimento e obrigado ao trabalho forçado. Morreu em 1669 tendo seu funeral pago pela ajuda popular.
Rembrandt é considerado o chefe da escola holandesa e visto como único em várias qualificações de sua obra, sobretudo no chiaroscuro, no efeito do claro-escuro. Seu trabalho é sério, possante e sonhador, em telas repletas de paixão, de mistério, de simpatia e de imaginação profunda.
São de primeira linha seus retratos, devido a seu vigor e sua realidade. Suas gravuras não têm igual em nenhuma outra escola de pintura. Sua força e sua originalidade, sua facilidade, sua superioridade técnica colocam Rembrandt no número dos maiores mestres da pintura.


AMANHÃ: Temas religiosos de bom gosto, muito admirados: LESUEUR no calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário