segunda-feira, 30 de julho de 2012

0806 B L GRANADA & BUNYAN alegorias místicas da fé católica e do puritanismo


06 DE AGOSTO. dois autores místicos: L.Granada católico, Bunyan puritano

LUIS DE GRANADA & BUNYAN

A poesia sentimental, religiosa, mística, das emoções, após a queda do feudalismo e do papado.

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução sem a unanimidade cristã da Idade Média. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
Nesta quarta semana a poesia dos sentimentos domina a semana. Aqui estão os líricos, os místicos, panteístas, os poetas da mente humana em todas as suas manifestações e suas emoções, desde Tomás de Kempis e Bunyan até Byron Shelley.
Ver em 0715 1 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


LUIS DE GRANADA
(nasceu em 1505, em Granada, Espanha; morreu em 1588, em Lisboa)

TEÓLOGO, ESCRITOR E PREGADOR CATÓLICO AUTOR DO GUIA DOS PECADORES

LUIS DE GRANADA foi um famoso escritor e orador religioso dotado de estilo puro de rara beleza e lealdade doutrinária merecedor da grande popularidade e influência que recebeu em todos os lugares. Nasceu em família muito pobre em Granada, na Espanha e tornou-se monge em Côrdova. Em seguida foi prior de um convento que fundou em Badajoz e passou seus últimos anos em Lisboa, onde faleceu como provincial de sua ordem e como confessor e conselheiro da rainha regente de Portugal.
Figura no Calendário Histórico devido à sua reputação como pregador e escritor de manuais de piedade mística. O mais popular de seus numerosos livros e o mais difundido foi o Guia dos Pecadores, de 1556. Estudiosos da literatura espanhola afirmam que Luis possuia uma eleoquencia  harmoniosa e patética.
Foram oferecidos a Luis de Granada o Bispado de Viseu e o Bispado de Braga, que cortesmente recusou. Do mesmo modo, com firmeza recusou as honras de Cardeal que o papa Sixto V lhe oferecera.


BUNYAN
John Bunyan
(nasceu em 1628, em Bedford, Inglaterra; morreu em 1688, em Londres)

FAMOSO ESCRITOR INGLÊS E PASTOR PURITANO AUTOR DE ALEGORIAS RELIGIOSAS

JOHN BUNYAN escreveu a obra que o tornou célebre em todos os países onde a língua inglesa é usada: A Viagem do Peregrino. Esse livro é o poema do ideal puritano, do mesmo modo que a Imitação de Cristo é o poema do ideal católico. É considerada uma das melhores alegorias na literatura inglesa, traduzida para muitas línguas.
Chamado de “o pai dos novelistas ingleses”, Bunyan, o puritano místico nasceu em Elstow, pequena aldeia perto de Bedford em condição de muita pobreza, como ele mesmo declarou. Depois dos primeiros estudos, tornou-se militar e mais tarde membro de uma comunidade anabatista, pregando sobre o pecado, o arrependimento, sobre o julgamento final e o castigo futuro. Por sua pregação contra a religião anglicana oficial dominante ficou durante 12 anos na prisão. Nessa detenção é que escreveu sua obra mais conhecida, entre grande número de outras publicações alegóricas religiosas. Seu estilo é simples, de modo bíblico.
Em seus últimos anos de vida Bunyan foi reconhecido como o grande pregador e escritor puritano. Morreu em 1688 em Londres.

AMANHÃ: A autora com talento literário de bom gosto: Madame de Stael.



Nenhum comentário:

Postar um comentário