sexta-feira, 13 de julho de 2012

0714 B LUÍS IX SANTO REI DE FRANÇA guerreiro e estadista reorganizou o país


14 DE JULHO: Luis IX   proibiu os duelos, estabeleceu os correios, incentivou as artes

SÃO LUIS
Luis IX Rei da França; Saint Louis, Louis IX
(nasceu no ano 1214, em Poissy, França; morreu em 1270, perto de Tunis, norte da África)

VENERADO GRANDE E POPULAR MONARCA RELIGIOSO FRANCÊS DA IDADE MÉDIA

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Nesta quarta semana é feita a representação de como agiram os dirigentes cristãos no governo. O tipo principal é o rei São Luiz de França, comemorado no domingo que encerra a semana.

Ver em 0617 01 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.


Luiz, filho do rei Luis VIII de França e de Branca de Castela nasceu em 1214, em Poissy, França. Reinou com sucesso de 1226 até sua morte em 1270, como o mais importante rei de sua dinastia. Dirigiu a sétima cruzada para a Terra Santa de 1248 a 1250 e também outra cruzada para a Tunísia. Seu avô, Philippe-Augusto, morreu em 1223 e seu pai, Luis VIII, morreu três anos depois, em 1226. Luis tornou-se rei da França com a idade de 12 anos. Sua mãe, Branca de Castela, com sua habilidade e sua coragem como regente, fortificou o trono e colocou seu filho embaixo da mais severa disciplina de um monge. Branca, como regente, fez coroar Luis na catedral de Reims, apesar da ausência de muitos nobres poderosos. Ela depois atacou a revolta de barões no interior do país. Ela ainda combateu os hereges albigenses.
O conde de Toulouse foi vencido pelas tropas de Luis IX e pelo Tratado de Paris sua filha deveria casar com Afonso, irmão do rei Luis, e, depois de suas mortes, todo o Languedoc reverteria ao domínio do rei francês. Esse foi um belo sucesso político. Quando os estudantes da Universidade de Paris se revoltaram, Luis fechou a Universidade e dispersou os alunos e professores, assim reforçando a autoridade do rei.
Em 1234 Luis IX casou-se com Margaret, filha do conde de Provença. O casal foi feliz e teve onze filhos. Depois de vencer Thibaut da Champagne, Luis IX foi para Aquitânia lutar contra o rebelde Lusignan, que se casara com a viúva mãe de Henrique III da Inglaterra. Henrique III invadiu a França e foi enfrentado por Luis IX com grande exército. Os ingleses foram vencidos em 1242, e mais um armistício foi feito na Guerra de Cem Anos entre a França e a Inglaterra.
Luis IX, apesar da resistência de grande parte de seus barões, das advertências de sua mãe e da política oposta pelo papa Inocente IV, decidiu, em 1248, instalar uma base no Egito para a sétima cruzada na conquista da Terra Santa de Jerusalém. O começo da campanha foi feliz, com a conquista da fortificada cidade e porto de Damieta no Egito, em 1249. Mas, com a continuação da luta e com pesadas perdas, Luis IX recuou e seu exército acabou sendo capturado em 1250. Depois de demorada negociação e com o pagamento de pesado resgate, o rei e seus principais barões foram libertados. O rei resolveu permanecer e por quatro anos converteu a derrota militar em sucesso diplomático, com alianças vantajosas, fortificando as cidades cristãs na Síria. Voltou para a França depois da morte de sua mãe.
O rei Luis ganhou grande prestígio em toda a cristandade da Europa ocidental. Com essa fama, ele procurou manter uma duradoura paz com o rei inglês, Henrique III, que havia se tornado seu cunhado. Após longas discussões, foi assinado em Paris um tratado em 1258, generoso para os ingleses, que perderam todos os territórios na França, exceto Aquitãnia e alguns territórios vizinhos. Em troca, o rei da Inglaterra aceitou se tornar vassalo de Luis IX. Na época, o poder de um soberano era avaliado não pelo tamanho de suas terras, mas pelo número e importância de seus vassalos. O prestígio de Luis IX era tão alto, que ele foi, por muitas vezes, chamado como árbitro em disputas políticas no estrangeiro.
Luis IX reorganizou a administração da França. Mandou editar ordenanças para determinar os deveres e responsabilidades dos funcionários do seu governo, proibindo a prostituição e os duelos judiciais. Severas penas foram impostas à falsificação, aperfeiçoou o uso da moeda e normalizou o serviço permanente de correios. O rei tornou a justiça mais eficiente e permitiu um grande desenvolvimento comercial da França. Para as artes e para a literatura, Luis IX deu dedicação especial. Ele estimulou o seu capelão, Vicente de Beauvais, a escrever uma grande enciclopédia, a Speculum Majus. No seu reinado, estudantes estrangeiros em grande número chegaram para estudar na Universidade de Paris. É certo que, como todos os homens, o rei tinha seus erros, que se mostram insignificantes perto de suas altas e raras qualidades.
Mas o rei continuava preocupado com o destino da Terra Santa, em poder dos mouros. Ele decidiu atacar a Tunísia no ano de 1270. Começou com uma sucessão de vitórias fáceis, tomando a cidade de Cartago. Mas a peste se abateu sobre o exército e sobre o rei. Ele morreu em 1270. O corpo de Luis foi levado de volta para a França. O cortejo passou pela Itália, os Alpes, por Lyon, Cluny, com o povo acompanhando e se ajoelhando pela passagem da procissão. Ele chegou a Paris em 1271. Os funerais foram solenemente realizados na igreja de Notre Dame e o túmulo ficou na igreja de Saint-Denis, o mausoléu dos reis de França.
O povo logo considerou Luis IX como santo, indo em romaria rezar em seu túmulo. Depois ele foi canonizado, em 1297. Sua vida será lembrada por sua energia, sua doçura, paciência, constância, coragem, caridade e por sua tocante morte.

AMANHÃ: Dante, perfeito poeta e filósofo patrono do mês da Epopeia Moderna; e OS TROVADORES a música medieval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário