quarta-feira, 18 de julho de 2012

0722 B TICIANO genial sentimento esplêndido da cor com dignidade e graça


22 DE JULHO: TICIANO   obra prima com elevada calma e brilhante nobreza

TICIANO
Tiziano Vecellio, Vecelli; Le Titien, Titian
(nasceu em 1477 em Veneza; morreu em 1576, em Veneza)

MAIOR DOS PINTORES VENEZIANOS E UM DOS PRINCIPAIS DA ARTE EUROPÉIA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A segunda semana tem Rafael como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e de escolas artísticas opostas.

Ver em 0715 01 B    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


TICIANO nasceu em Pieve di Cadore, em Veneza, Itália. Pertenceu a uma família tradicional. Aos nove anos foi para Veneza e estudou com Bellini. Lá conheceu e recebeu grande influência de Albert Durer e de Giorgione seu colega de estudo.
Depois da morte de Giorgione em 1511, Ticiano então com 34 anos foi consagrado como o chefe dos pintores venezianos. Passou toda sua vida em Veneza e nos lugares próximos, exceto por curtas viagens feitas mais tarde a Roma e a Bolonha.
O imperador do Santo Império Romano Carlos V tinha por Ticiano a mais alta estima e o fez Conde do Império e cavaleiro da Ordem da Espora de Ouro. Em sua mansão de Veneza oferecia grande hospitalidade cercada de luxo. Viveu feliz com sua esposa e com sua irmã e sua filha Lavínia.
Ticiano tinha uma personalidade nobre, generosa, afetuosa e alegre, com inclinação para o luxo. Morreu na peste em 1576, com 99 anos de idade, quase que com o pincel na mão. Nenhum pintor percorreu uma vida produtiva tão longa. Pode-se mesmo dizer que nenhum homem eminente na história tenha sido tão bem aquinhoado por seus patronos.
Como pintor, Taciano é o chefe incontestado da escola de Veneza, sendo o maior mestre da cor que o mundo conheceu e o maior pintor de retratos. Acha-se em suas obras-primas uma calma elevada, uma brilhante nobreza e um julgamento impecável.


AMANHÃ: PAOLO VERONESE   a pintura com o luxo e pompa, sentimento nobre e simpatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário