segunda-feira, 30 de julho de 2012

0812 02 B GUTENBERG a idéia governa melhor o mundo com a invenção da imprensa


12 DE AGOSTO. GUTENBERG: usa os tipos moveis metálicos com letras sempre iguais

GUTENBERG
João Gutenberg; Gutenberg, Johannes; Johann Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg
(nasceu em cerca 1400 em Mainz, Alemanha; morreu em 1480, em Mainz)

INVENTOR ALEMÃO AUTOR DA IMPRENSA COM TIPOS MÓVEIS METÁLICOS

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Forma-se então a burguesia.

FORMAÇÃO DO
SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Desde antiguidade o comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com as perdas e com os lucros do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. O lucro no capitalismo é o pagamento do risco. No século XI na Europa ocidental a industria moderna foi instituída formando o sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Encontram-se neste mês os nomes dos navegadores e viajantes que nos revelaram a extensão de nosso planeta, inventores que souberam modificar a matéria em beneficio da sociedade dos homens. Estão aqueles que mediram o tempo com maior precisão, que aceleraram o trabalho de cálculo, os sábios na ótica, na termologia, na eletricidade, em química, de pioneiros na agricultura científica ou que manejaram as águas e o ar para nosso beneficio.
Como a força da inteligência esteve presente nas manifestações da força material, a presidência do mês é dada ao nome que nós identificamos com a invenção que propaga as produções intelectuais e garante a sua permanência, é dada a Gutenberg, o inventor da imprensa.

Ver em 0812 01 B   O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

Até hoje temos lembrado aqui os grandes tipos que representam a multidão de nossos antepassados trabalhadores na demorada evolução de nossa sociedade. Começamos nas mais antigas associações conhecidas na remota antiguidade, passando pelos gregos antigos e os romanos, até a Idade Média, até o fim dos anos 1200. Estamos homenageando a idade moderna, após a libertação dos trabalhadores no fim da civilização do feudalismo e do catolicismo. Sentimos a proximidade da emoção ao pertencer a essa evolução realizada por milênios, em muitas e penosas lutas e dificuldades. Assim sabemos de onde viemos e para onde vamos nessa grande caminhada para os mais altos ideais da vida em sociedade.
O nome de Gutenberg, como chefe de mês, reúne a homenagem aos grandes inventores e exploradores no calendário um nome usado como divulgação da cultura da família humana, como proposto por Augusto Come.
GUTENBERG nasceu em família nobre, cerca do ano de 1400 da nossa era, na cidade de Mainz, uma cidade com porto no oeste da Alemanha. O seu nome paterno é Gensfleisch, mas ele ficou conhecido como Gutenberg, nome de sua mãe.
Em 1420 sua família foi exilada pelo partido democrático e se refugiou em Strasbourg. O menino cedo mostrou sua vocação mecânica e, mais tarde, se associou com André Dritzehn na fabricação de espelhos e no polimento de pedras preciosas. Gutenberg também mantinha aulas para vários alunos. Em 1438 os sócios, com os irmãos Heilmann, se dedicaram a gravura com blocos de madeira.
A impressão em madeira era feita por mais de 50 anos na Alemanha e na Holanda. Mas o resultado era pouco e lento. Então Gutenberg e seus associados inventaram os tipos de cada letra separados e móveis.
Essa invenção pode ser comparada ao que os fenícios fizeram. Eles usaram letras do alfabeto separadas, em lugar de escreverem com ideogramas, figuras que significam palavras na linguagem ideográfica.
Muitos trabalhadores contribuíram para o progresso da técnica de impressão. O fim da civilização dos ricos barões feudais, com seus castelos, libertou o povo comum, aqueles que não tinham privilégios de sacerdotes nem tinham privilégios como nobres, filhos de nobres. Essa grande massa do povo comum passou a aumentar muito a procura pelo conhecimento e pela leitura. É esse fato que explica as grandes invenções e as explorações marítimas nessa época, resultado da necessidade, do desejo, da demanda por parte da população libertada por tais serviços.
A impressão com o uso de blocos de madeira era conhecida desde a China antiga e Coréia. Gutenberg aperfeiçoou o uso dos tipos móveis com a produção, em metal fundido em moldes, das letras sempre iguais e em grande quantidade. Também a prensa foi aperfeiçoada e foi usada a tinta com base em óleo.
Gutenberg teve muitos obstáculos a vencer. Além dos problemas práticos com os materiais e máquinas, houve dificuldades com as despesas para realizar as experiências e testes. Envolvia muito dinheiro. Num dos casos, Gutenberg sofreu um processo, tendo que pagar grande soma a um financista da época. O processo está ainda hoje preservado, chamado “Helmaspergersches Notariatinstrument”, o instrumento notarial de Helmasperger. Pesquisas recentes estimam que a condenação no processo, ao contrário de arruinar Gutenberg, teria favorecido o inventor, permitindo que ele mantivesse uma oficina de impressão nos anos de 1450 a 1460. Sabe-se que a famosa bíblia em latim foi impressa em 1455.
Em 1463, com a ajuda de um amigo chamado Humery uma nova prensa foi instalada por Gutenberg, que, no entanto, morreu pobre, cinco anos mais tarde, em fevereiro de 1468.
Nos dezesseis anos depois da impressão da primeira bíblia, em 1471, a arte da impressão já era praticada nas principais cidades da Alemanha e da Itália. Já em 1466 encontraram-se impressores em Colônia, na Alemanha, no ano seguinte em Roma. A partir de 1471 a técnica já era usada em Veneza, Florença, Nápoles, Bolonha e em Milão. Na Inglaterra, o primeiro livro impresso data de 1477, com atraso devido à guerra civil inglesa das duas Rosas, entre os anos 1455 e 1485.
A importância da invenção da imprensa tem o maior valor, porque, em tudo, as idéias governam o mundo. A força material serve somente para manter a ordem até que as idéias dominem os humanos e a liderança com elas, permita governar a sociedade em liberdade, com justiça e paz. Ou seja, com a ORDEM na manutenção das instituições e com o PROGRESSO do desenvolvimento. Com ORDEM E PROGRESSO.

AMANHÃ: Empresário bem sucedido realiza o progresso do trabalhador: Jacques Coeur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário